A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

28/07/2014 23:23

Frio dos últimos dias mata cerca de mil bois de 4 propriedades rurais

Alan Diógenes
Exames constataram que o motivo da morte foi hipotermia. (Foto: Terezinha Silva)Exames constataram que o motivo da morte foi hipotermia. (Foto: Terezinha Silva)

Cerca de mil bovinos morreram devido ao frio que fez no Estado nos últimos dias em Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande. O fato aconteceu em quatro propriedades rurais e a suspeita é de que eles tenham morrido de hipotermia, quando a temperatura do corpo cai rapidamente levando à morte.

De acordo com a presidente do Sindicato Rural, Terezinha Cândido Silva, os prejuízos podem ser maiores, mas só serão contabilizados assim que os donos das fazendas informaram à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal). Ela conta que o fato nunca tinha acontecido na região. “A mudança rápida no tempo causou as mortes. Todo mundo ficou surpreso, mas não podíamos prever nada, por que é um fenômeno da natureza”, destacou.

Segundo a presidente, os animais passaram por exames, onde foi constatado morte por hipotermia. O receio dos produtores era que fosse outro tipo de doença, por exemplo, contagiosa. Todas as fazendas em que foram registradas as mortes possuem controle sanitário.

Terezinha informou ainda que aguarda um respaldo do Iagro para orientar os produtores como devem proceder daqui para frente e para o problema não voltar a acontecer. “Vamos ver quais os produtores prejudicados e aí orientá-los”, finalizou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions