ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Número de serrarias cresce 87,5% em Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos | 10/01/2012 11:18

Mato Grosso do Sul teve aumento de 87,5% no número de empresas que se dedicam à serraria, os indicadores quase dobraram entre os anos de 2000 e 2011, as informações são da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul).

“É claro que existe um crescimento no setor imobiliário e isso estimula com que outras empresas também passem a operar. Hoje, a madeira é um mercado em alta", explica o superintendente do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Clodoaldo Martins.

Em 2007, conforme os dados da Reflore-MS, Mato Grosso do Sul plantava aproximadamente 227 mil hectares de florestas. Em 2011, o Estado atingiu um total de 500 mil hectares, sendo quase exclusivamente de plantio de eucalipto. Para 2030, a expectativa é que MS tenha 1 milhão de hectares plantados.

Em expansão, as florestas plantadas serão tema de giros tecnológicos na Showtec 2012. As palestras serão no dia 27 de janeiro, das 14h às 15h30. Além do tema “Florestas Plantadas em Mato Grosso do Sul”, serão abordados os assuntos “Planejamento de Florestas Plantadas para Uso Múltiplo” e “Plantio de Seringueira no Mato Grosso do Sul”.

Conforme a Associação Brasileira de Florestas Plantadas, MS ocupa o quarto lugar no plantio de eucalipto. O que mais atrai o produtor é o rendimento. Depois de sete anos, com investimento inicial de R$ 5 mil/ha, a madeira do eucalipto vale R$ 15 mil/ha. Se for para serraria, esse valor pode ser triplicado.

A Showtec acontece em Maracaju, entre os dias 25, 26 e 27 de janeiro.

Nos siga no Google Notícias