A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/12/2014 08:26

Plantio da soja termina com 2,3 mi de hectares cultivados no Estado

Priscilla Peres
O Estado é o quinto maior produtor de soja do país. (Foto: Famasul)O Estado é o quinto maior produtor de soja do país. (Foto: Famasul)

Terminou o plantio da soja e em Mato Grosso do Sul 2,3 milhões de hectares receberam a cultura, 5% a mais que no ciclo anterior. A expectativa dos produtores é de colher 6,5 milhões de toneladas do grão na safra 2014/2015, 400 mil toneladas a mais do que na safra passada.

Conforme dados do relatório divulgado pelo Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), a previsão para esse ano é de safra recorde, com a produtividade média estimada em 50 sacas por hectare, número superior às safras anteriores quando a lavoura rendeu 47 sacas na mesma área.

“Mesmo diante do clima desfavorável nos meses de setembro e outubro, concluímos o plantio com êxito sem prejuízos para a produtividade. São números em estágio inicial, que podem ser ainda maiores”, ressaltou o presidente da Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS), Maurício Saito.

Produção - O Estado é o quinto maior produtor de soja do país, com 11 mil propriedades que cultivam a cultura, distribuídas em 64 municípios. Maracaju - distante 160 km de Campo Grande, lidera o grupo dos maiores produtores e nesta safra, destinou 243 mil hectares ao plantio da soja.

Em segundo lugar no ranking de municípios, aparece Ponta Porã, com 175 mil hectares; Sonora, com 160 mil hectares e, na sequência, Dourados e São Gabriel do Oeste, com 146 mil e 111 mil hectares de área plantada, respectivamente.

"A estiagem atrasou o início do plantio, mas não prejudicou muito a produção, apenas adiou um pouco a segunda safra. Agora o que temos que ficar atentos é com a colheita, realizada entre janeiro e março, pois se continuar chovendo pode atrapalhar e causar prejuízos maiores aos produtores", explica o analistas em agricultura da Famasul, Leonardo Carlotto.

Conforme a AgRural Commodities Agrícolas, a região Centro-Oeste esteve à frente do plantio nesta safra, sendo que, devido à estiagem, Mato Grosso do Sul se destacou com ritmo do plantio mais acelerado. O Estado comercializou antecipadamente 20% do grão.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions