A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

14/05/2015 11:45

Uso de drones na agricultura é destaque em congresso de tecnologia

Helio de Freitas, de Dourados
Drones e vants podem facilitar controle de agricultores sobre lavouras (Foto: Divulgação)Drones e vants podem facilitar controle de agricultores sobre lavouras (Foto: Divulgação)

A segunda edição do Cnagro (Congresso Nacional de Inovações Técnico-Científicas, Inclusão Social e Valor Agregado do Agronegócio), encerrado ontem em Dourados, a 233 km de Campo Grande, teve como destaque o curso sobre a utilização de drones e veículos aéreos não tripulados na agricultura.

O engenheiro Rafael Gastaldi, da Stonway Tecnologia da Informação, falou a técnicos, estudantes do setor e agricultores sobre a utilização de tecnologias para captura e processamento de imagens aéreas. O curso incluiu utilização dos veículos no campo, mostrou os sensores disponíveis e passou detalhes sobre como capturar e processar as imagens, tirando delas as informações obtidas automaticamente.

O software mostrado no evento foi desenvolvido com tecnologia da Embrapa e possui versões para atender o pequeno, médio e o grande agricultor, além de prestadores de serviço da área, para monitoramento e captura de imagens. “Entre as vantagens do uso de drones e vants está a flexibilidade de atualização dos dados. O agricultor que adquirir um drone poderá monitorar e fazer quantas imagens quiser de sua cultura, desde que siga os procedimentos necessários para autorização de voo”, afirmou Gastaldi.

Congresso – Encerrado ontem no auditório da Unigran, o Cnagro reuniu 712 inscritos em mais de 30 atividades ligadas a diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio. Durante três dias, os participantes acompanharam debates, seminários, workshops e palestras de especialistas em agricultura e pecuária orgânica, uso sustentável do cerrado, genética bovina, técnicas reprodutivas, nutrição animal, agricultura de precisão, novo código florestal, mercado de commodities e integração lavoura-pecuária.

“Conseguimos reunir agricultores, pecuaristas, técnicos, gestores, pesquisadores e alunos para se discutir ciência, sustentabilidade e qualificação profissional em um evento nacional. Foi um grande desafio”, avaliou o organizador do congresso, Selmos Gressler. Ele informou que neste ano houve o dobro do número de palestrantes em relação ao evento do ano passado.

Entre os palestrantes presentes estavam nomes importantes do agronegócio brasileiro, como José Aurélio Bergmman, pesquisador da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) especializado em melhoramento genético animal, e Armindo Kichel, pesquisador da Embrapa de Campo Grande e especialista na Integração lavoura-pecuária.

Os outros palestrantes foram Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da Sociedade Nacional de Agricultura, Cláudio Martins Real, especialista em homeopatia animal, e Samanta Pineda, especializada no Código Florestal. O secretário estadual de Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou da abertura e falou das estratégias para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

Polo do agronegócio – Selmos Gressler disse que a boa formação de mão de obra e o potencial do agronegócio na região de Dourados contribuem para o sucesso do Cnagro. “Dourados é economicamente importante e por isso precisava hospedar um congresso nacional envolvendo todos os aspectos do agronegócio. A cidade possui entidades que realizam pesquisa científica de ponta e instituições de ensino capazes de formar mão de obra qualificada para o setor”.

Já o coordenador do curso de medicina veterinária da Unigran, Thiago Leite Fraga, afirmou que para os acadêmicos da região é importante ter essa visão para melhor formação na futura profissão. “O Centro Oeste é a região que mais cresce no país em termos de agronegócio, precisamos investir em eventos deste porte para que a qualidade do serviço se aperfeiçoe sempre”.

Curso sobre utilização de drones e vants na agricultura durante congresso nacional encerrado ontem em Dourados (Foto: Divulgação)Curso sobre utilização de drones e vants na agricultura durante congresso nacional encerrado ontem em Dourados (Foto: Divulgação)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions