ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 26º

Saúde em Equilíbrio

Qual a função do sistema estomatognático?

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 03/04/2024 10:08

Você sabia que o sistema estomatognático é responsável por funções vitais como a mastigação, deglutição, respiração e a fala? Ele é composto por estruturas como os ossos da face, mandíbula, dentes, língua, lábios, bochechas, palato, faringe, laringe e músculos da região. As alterações nessas estruturas podem provocar problemas como dor orofacial, dificuldades na mastigação e fala, disfunção temporomandibular (DTM), bruxismo, paralisia facial, entre outros.

Nossa dica de hoje é: para manter a saúde dessa região, é importante adotar cuidados como uma boa higiene bucal, alimentação equilibrada, evitar hábitos prejudiciais, fortalecer os músculos da face e pescoço e buscar orientação de profissionais especializados em casos de disfunções nessa região. Para garantir o bom funcionamento do seu sistema corporal e sua qualidade de vida é essencial cuidar do sistema estomatognático. Em casos de alterações, a fisioterapia é uma excelente opção de tratamento eficaz para restabelecer a função dessas estruturas e aliviar o desconforto.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias