ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Carnaval: Rio e Bahia não concentram mais interesse dos turistas nacionais

Este ano, o Carnaval de rua em São Paulo terá 678 blocos, 38,5% a mais do que em 2019, e deverá atrair 15 milhões de pessoas

Por Paulo Nonato de Souza | 18/02/2020 06:27
Multidão no viaduto 13 de Maio em São Paulo, a folia de rua paulistano a cada ano se consolida e desbanca o Nordeste (Foto: Divulgação)
Multidão no viaduto 13 de Maio em São Paulo, a folia de rua paulistano a cada ano se consolida e desbanca o Nordeste (Foto: Divulgação)

O Carnaval vai começar na próxima sexta-feira, 21, com as empresas de turismo encarando uma nova realidade. Rio e Bahia já não chamam tanto a atenção dos turistas nacionais e mesmo a três dias da abertura oficial da folia será possível encontrar ofertas de pacotes para os dois destinos com hospedagem e até passeios por pontos turísticos incluídos.

De acordo com o site InfoMoney, especializado em análise de mercado e cotações, a rota da festa de momo tem variado bastante com o crescimento do Carnaval de rua em grandes cidades do Sudeste, como São Paulo, por exemplo, que agora disputam a preferência com os roteiros tradicionais de cidades litorâneas.

Em queda, os preços dos pacotes de 7 a 8 dias para os principais destinos na Bahia, como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, podem variar de R$ 2.414,64 + taxas com passagem aérea, franquia de bagagem, traslados, hospedagem café da manhã, passeio pela cidade, assistência completa, guias locais e seguro viagem, a R$ 5.513,00 + taxas com passagem aérea, franquia de bagagem, traslados, diárias com all-inclusive, passeio pela cidade e assistência de guias locais.

Levantamento feito pela Decolar aponta a cidade de São Paulo como o destino mais procurado pelos brasileiros para a folia, que acontece em 25 de fevereiro neste ano. O estudo leva em consideração as emissões de produtos de turismo considerando a antecedência de 23 dias para o Carnaval, com base nos check-ins de sexta (21) e sábado (22).

Este ano, o Carnaval de rua em São Paulo terá 678 blocos, 38,5% a mais do que no ano passado, quando ocorreram 490 desfiles. A festa paulistana se consolida como uma das principais do país, e a expectativa de público em 2020 é de 15 milhões de pessoas, segundo estimativa dos blocos que irão desfilar pelas ruas da cidade.

Além de São Paulo, o Rio de Janeiro e Salvador aparecem como os três principais destinos preferenciais dos turistas brasileiros, seguidos de Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre nas preferências dos viajantes para o feriado prolongado.

O estudo apontou que o Rio de Janeiro continua sendo o destino mais procurado pelos turistas internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Uruguai pelo segundo ano consecutivo.

De acordo com levantamento da operadora CVC, os viajantes que preferem fugir do agito de Carnaval estão optando pelas cidades de Gramado (RS) e Balneário Camboriú (SC). São os destinos fora da rota da folia que apresentaram maior procura em comparação ao mesmo período do ano passado.