ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Costa Rica programa volta do turismo a partir de 15 de outubro

Paulo Nonato de Souza | 12/09/2020 08:54
Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, distante apenas 3 km do centro da cidade de Costa Rica, no norte de Mato Grosso do Sul (Foto: Antonio Luz/Divulgação)
Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, distante apenas 3 km do centro da cidade de Costa Rica, no norte de Mato Grosso do Sul (Foto: Antonio Luz/Divulgação)

A partir do dia 15 de outubro, Costa Rica vai reabrir suas portas para o turismo com expectativa de atrair a atenção dos visitantes para o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, um dos seus principais atrativos turísticos, localizado a 3 km em relação ao centro da cidade.

Com as atividades suspensas desde março por conta da pandemia do coronavírus, Costa Rica planeja a volta do turismo justamente na abertura da alta temporada, segundo o secretário municipal de Turismo, Keyler Simey Garcia Barbosa.

“O Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú é o nosso principal cartão postal e estamos ultimando os cuidados com a sua estruturação conforme os protocolos de biossegurança, desde reforma da piscina e reforma dos banheiros para a nossa retomada na segunda quinzena de outubro”, disse o secretário.

Segundo Keyler Simey Garcia Barbosa, alguns atrativos já estão funcionando com restrições e horários diferenciados apenas para quem vive em Costa Rica, incluindo bares e restaurantes, e a intenção é abrir geral a partir de 15 de outubro. Isso se o quadro de contágio do coronavírus permanecer estável.

O fenômeno natural da bioluminescência no Parque Nacional das Emas acontece no início do período das chuvas e vai até dezembro (Foto: Reprodução)
O fenômeno natural da bioluminescência no Parque Nacional das Emas acontece no início do período das chuvas e vai até dezembro (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que o início da alta temporada do turismo em Costa Rica, município distante 375 km de Campo Grande, é marcado por um atrativo especial que vai de outubro a dezembro, quando acontece o período de chuvas. É o fenômeno da bioluminescência dos cupinzeiros no Parque Nacional das Emas, uma unidade de conservação de 132 mil hectares que abrange os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

A bioluminescência acontece por conta de uma espécie de vagalume que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros. As larvas emitem luzes verdes que brilham e podem ser vistas em noites sem lua e úmidas.

“Acredito que este fenômeno raro só acontece no Parque Nacional das Emas, sempre entre outubro e dezembro, especialmente no início do período das chuvas. Sem dúvida é uma beleza fantástica que vale a pena conhecer, desde que acompanhado de guias treinados”, alertou o secretario municipal de Turismo.

Para realizar o passeio noturno no parque é preciso fazer agendamento e comprar seu voucher (R$ 150 por pessoa). Informações na Central de Atendimento ao Turista, na Praça Central de Costa Rica, na Avenida José Ferreira da Costa, telefone (67) 98127-1952.

SERVIÇO - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura de Costa Rica. Telefones (67) 99964-2735 / 3247-7070.

Nos siga no Google Notícias