ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Estudo diz que procura de brasileiros por destinos nacionais cresceu 133%

Pesquisa mapeou também os destinos mais econômicos e Campo Grande aparece no topo da lista dos lugares com preços mais acessíveis

Paulo Nonato de Souza | 05/03/2020 06:25
Campo Grande aparece na pesquisa do site de viagens como uma das três capitais preferidas dos viajantes dispostos a economizar (Foto: Vinicius Bacarin/Arquivo)
Campo Grande aparece na pesquisa do site de viagens como uma das três capitais preferidas dos viajantes dispostos a economizar (Foto: Vinicius Bacarin/Arquivo)

Em tempos de dólar alto, mais coronavírus, os brasileiros estão preferindo viajar pelo Brasil, revela levantamento do Kayak, site de planejamento de viagens. Diz que a procura por destinos nacionais cresceram 133% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.

Segundo o estudo, assim como em 2019, São Paulo e Rio de Janeiro continuam no topo da lista dos locais mais buscados pelos brasileiros. A novidade é Recife (PE), que subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar. Já Brasília (DF) saiu da 14ª colocação para a 8ª.

“Nós temos observado um interesse maior pelo turismo doméstico, o que pode ser explicado por diversas variáveis. Estamos trabalhando a estruturação dos destinos, divulgação, incentivos, entre outras medidas, para que possamos tornar o nosso país um grande atrativo para os próprios brasileiros”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Segundo o estudo, assim como em 2019, São Paulo e Rio de Janeiro continuam no topo da lista dos locais mais buscados pelos internautas brasileiros. A novidade é Recife (PE), que subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar. Já Brasília (DF) saiu da 14ª colocação para a 8ª.

A pesquisa do site mapeou também os destinos mais econômicos. Neste quesito, o Rio de Janeiro ficou em 10° lugar. Em primeiro lugar está Brasília, seguida por Curitiba. Em terceiro lugar está Campo Grande e logo atrás, São Paulo.

Dos destinos internacionais, Nova York, que integrava o ranking no ano passado, não aparece entre os 15 principais deste ano, e Lisboa (Portugal) surge em melhor posição (8ª). Neste caso, pesou o fator custo. Nova York foi substituída por Santiago do Chile na preferência dos brasileiros por ser uma cidade com preços mais acessíveis em relação ao Real.

A avaliação é de que o fato de 2020 ter muitos feriados prolongados, e os brasileiros estariam buscando viagens mais próximas e curtas, em vez de guardar o orçamento para uma viagem internacional. O calendário de 2020 tem 9 feriados nacionais, seis prolongados, sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra e aniversários das cidades.

De acordo com o site de planejamento de viagens, a pesquisa finalizada no dia 18 de fevereiro deste ano se baseou na procura por voos de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil rumo a terminais do mundo inteiro. O levantamento comparou passagens buscadas em janeiro de 2020 e janeiro de 2019, para viagens em março e abril.

Nos siga no Google Notícias