ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Lugares em Mato Grosso do Sul para “esquecer” o Carnaval

Paulo Nonato de Souza | 25/02/2022 12:57
Para ficar longe do Carnaval: uma das opções é o passeio de caiaque no Rio Betione, na Serra da Bodoquena Foto: Divulgação)
Para ficar longe do Carnaval: uma das opções é o passeio de caiaque no Rio Betione, na Serra da Bodoquena Foto: Divulgação)

Mesmo sem a realização do Carnaval 2022 em destinos turísticos tradicionais da folia de Momo, por conta da Covid-19 e suas variantes, muita gente deve viajar para relaxar e respirar ar puro neste período que começa nesta sexta-feira, 25, e se estenderá até o dia 1º de março, estimam as agências de viagens.

Em Mato Grosso do Sul, o Pantanal e Bonito são os destinos mais famosos e mais buscados pelos sul-mato-grossenses e também pelos viajantes de outras regiões do Brasil, mas o estado tem muitos outros paraísos naturais para curtir este período e até “esquecer” da folia. Listamos algumas dicas abaixo:

ITAQUIRAÍ – Na divisa com o Paraná, a 405 km de Campo Grande, você tem a Praia da Amizade, um belo atrativo às margens do Rio Paraná. Fica próxima ao Porto Santo Antônio, numa região com bosque, área de camping e capacidade para aproximadamente 400 barracas, trilhas para caminhada, gruta e uma cachoeirinha, além de  churrasqueiras, duchas, banheiros e sanitários.

JARAGUARI – Distante 44 km de Campo Grande, Jaraguari vale muito a pena para um bate e volta, claro, se você mora na Capital e curte fazer passeios na natureza. Uma boa dica é a Trilha do Sapo, que abriga quatro cachoeiras  no percurso quase todo dentro do Rio Jatobá.

RIO NEGRO - A 130 km de Campo Grande, Rio Negro é outro destino perfeito para um bate volta para os campo-grandenses neste período de Carnaval. Um dos atrativos mais buscados pelos visitantes é o Rio do Peixe, quer abriga uma cachoeira de mais de 60 metros de altura.

Outro atrativo interessante é o Vale do Alcantilado, mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, uma propriedade privada a 154 km de Campo Grande com muitas atividades ao ar livre. A lista de atrativos inclui trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos com cavernas de mais de 10 mil anos, batizadas de a Toca do Índio I e a Toca do Índio II. Informações sobre reservas pelo telefone +55 67 99893-1583.

JARDIM – Distantes apenas 237 km de Campo Grande, Jardim é um município com uma grande variedade de belezas naturais. Fica na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e abriga lugares belíssimos, como o Buraco das Araras, localizado na Fazenda Alegria, a 28 km do centro da cidade. O buraco tem dimensões gigantescas: 100 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro. Nele, vivem muitas espécies de animais, com destaque para as araras, que se refugiam em seus paredões.

Outra atração em Jardim é a Lagoa Misteriosa, mas o local fica fechado nesta época do ano devido a temporada de algas que deixam as águas esverdeadas. Isso acontece todos os anos entre outubro e abril. A previsão é de que as atividades na Lagoa de 30 metros de largura e 60 metros de comprimento retornem em meados de abril.

BODOQUENA – Como o próprio nome já diz,  o município a 71 km de Campo Grande fica na área de conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, lugar que impressiona pela diversidade de fauna e flora, incluindo belas cachoeiras, a maior parte aberta para visitação.

Muito verde, cheiro de campo, comida caseira feita em fogão a lenha e estrutura de ecoturismo. Uma boa alternativa é a fazenda de turismo Cachoeiras Serra da Bodoquena, localizada  a 3 km do centro da cidade de Bodoquena, a 76 km de Bonito. Com 400 hectares às margens do rio Betione, a propriedade fica em uma APP (Área de Preservação Permanente) no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Nos siga no Google Notícias