ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Lugares por Onde Ando

Mais de 9,7 milhões de brasileiros vão viajar de avião

Paulo Nonato de Souza | 14/07/2022 12:17
Saguão do aeroporto de Campo Grande. Apesar dos preços das passagens, quase 10 milhões de brasileiros vão viajar de avião nestas férias de julho - Foto: Campo Grande News/Arquivo
Saguão do aeroporto de Campo Grande. Apesar dos preços das passagens, quase 10 milhões de brasileiros vão viajar de avião nestas férias de julho - Foto: Campo Grande News/Arquivo

Os preços das passagens aéreas no Brasil foram reajustados em 88% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE. Mesmo assim, mais de 9,7 milhões de pessoas devem voar pelo país nestas férias de julho. É o que prevê um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e divulgado nesta quarta-feira, 13, com foco exatamente no setor aéreo.

"Pode ser reflexo de uma compra com bastante antecedência, como realmente deve ser, ou, simplesmente significa que 9,7  milhões de brasileiros não estão incomodados com os reajustes nas tarifas aéreas e só querem aproveitar e viajar nas primeiras férias escolares, depois de dois anos de pesadelo com a pandemia de Covid", avalia o campo-grandense Carlos Eduardo Godoy, organizador de grupos do turismo religioso.

Entre os destinos com maior movimento, destaque para os aeroportos de Congonhas e o de Viracopos, em São Paulo, que devem receber cerca de 2 milhões e 1 milhão, respectivamente, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 1,2 milhão de pessoas embarcando e desembarcando nestas férias. Em Brasília (DF), estima-se que 1 milhão de passageiros circulem no aeroporto da capital federal no período.

Em Recife (PE), a administradora do terminal espera cerca de 997 mil pessoas passando pelo local. Número próximo ao registrado por Confins, em Minas Gerais, que prevê a passagem de 886 mil viajantes durante as férias. Já no Sul do país, em Porto Alegre (RS), são estimadas 645 mil pessoas transitando pelo aeroporto da capital gaúcha.

Mas não são só os aeroportos que esperam alta na movimentação para o período. Algumas rodoviárias também estão esperando bastante movimento. Em Goiânia (GO), o terminal tem expectativa de alta de 30% em relação as férias de julho de 2021, com aproximadamente 480 mil passageiros embarcando e desembarcando no local. Em Curitiba (PR), a previsão é que o número seja três vezes maior que o mesmo período do ano passado, com 7,2 mil embarques. Já em Fortaleza (CE), a estimativa é de 17% para o mês.

Ainda de acordo com o levantamento do Ministério do Turismo, 55% das vendas correspondem aos pacotes nacionais que em sua grande maioria têm como destino as cidades da região Nordeste. A região nordestina despontou também no ranking da Booking.com, plataforma de reserva de hospedagens.

Dos dez destinos mais buscados para o período na Internet, quatro são nordestinos: Porto de Galinhas (PE), Maragogi (AL), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). No Centro-Oeste, a cidade de Caldas Novas (GO) é a única da lista. No Sudeste, Campos do Jordão (SP), Rio de Janeiro (RJ), Monte Verde (MG) e São Paulo (SP) se destacam. Já no Sul, Gramado (RS) é o destinos preferido dos turistas.

Nos siga no Google Notícias