Prêmio nacional incentiva criatividade para melhorar destinos turísticos
Escolhas terão foco apenas em propostas de vanguarda e prazo de inscrição vai até o dia 17 de outubro

Já está valendo o prazo de inscrição de propostas no Prêmio Nacional do Turismo 2019. A iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo abre caminho para a criatividade e ideias inovadoras no setor turístico brasileiro, como o Voucher Digital, um dos premiados na edição de 2018, que tem ajudado a organizar o fluxo de turistas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas, distante 252 km de São Luís, capital do Maranhão.
A tecnologia maranhense é um exemplo de inovação para outros destinos turísticos, como Bonito, Jardim, Bodoquena e o Pantanal, em Mato Grosso do Sul, que todos os anos acolhem milhares de turistas. O voucher digital agrega todos os dados do turista, desde origem, destino, tempo de permanência, agência de viagens e hotel onde está hospedado, e para ter acesso ao passeio tem que passar antes por um scanner que compartilha suas informações em tempo real pelos operadores do sistema.
- Leia Também
- Conheça o “permiso” europeu para receber brasileiros a partir de 2021
- Em três anos, 18 cidades de MS somem do mapa do turismo nacional
São pulseiras coloridas, onde as cores identificam turistas e operadores do sistema. Por exemplo, as amarelas são para turistas e azuis para os guias e condutores de veículos credenciados, e o controle é total. O fluxo de turistas e impostos gerados pelo setor passou a ser monitorado diariamente, e o setor que antes do voucher atuava de forma desorganizada e irregular, passou a ter tudo em dia, inclusive com o FGTS dos seus trabalhadores. A agencia de viagem que não estiver em dia não consegue se cadastrar e sem o cadastro não pode operar.

“A ideia do prêmio é reforçar o engajamento por avanços. Vivemos um momento único no turismo, com uma série de medidas que estão dinamizando o aproveitamento do nosso potencial, e isso exige inovação. O objetivo é não apenas reconhecer ações, mas apontá-las como grandes exemplos a serem seguidos”, disse o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Os editais do prêmio deste ano foram lançados nesta segunda-feira, dia 2, e os interessados terão até o dia 17 de outubro para inscrever seus projetos. “O Prêmio Nacional do Turismo tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país”, diz nota divulgada pela Ministério do Turismo.
Assim, gestores públicos, privados e representantes da sociedade civil que atuam no setor turístico terão chance de expor ações de vanguarda e conquistar reconhecimento. Veja como inscrever sua proposta - clicando aqui - entre as 11 categorias premiadas:
+ Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo;
+ Gestão de Dados e Monitoramento no Turismo;
+ Sensibilização, Qualificação,
+ Certificação e Formalização no Turismo;
+ Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo;
+ Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo;
+ Turismo de Base Local;
+ Produção Associada ao Turismo;
+ Turismo Social;
+ Tecnologia no Turismo; Marketing e Comercialização do Turismo;
+ Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração De Investimentos.
As iniciativas elegíveis devem cumprir os seguintes requisitos: serem aplicáveis especificamente no setor de turismo, apresentar resultados mensurados e efetivos que impactaram o turista e o desenvolvimento do ramo nos últimos 24 meses e não terem sido premiadas anteriormente. As propostas serão submetidas a uma comissão julgadora, composta por representantes do MTur, do CNT e especialistas nas categorias.
O resultado preliminar da etapa de habilitação dos projetos vai ser divulgado em 30 de outubro e o resultado preliminar dos finalistas, dia 21 de novembro. As publicações estarão no site do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br), e o anúncio dos vencedores do Prêmio (primeiro, segundo e terceiro colocados) ocorrerá durante cerimônia marcada para o dia 5 de dezembro deste ano, em Belo Horizonte (MG).