Veja como obter visto para entrar nos países da Copa 2026

A Copa do Mundo de 2026 está chegando! A primeira da história das copas da Fifa a ser disputada em três países: Estados Unidos, Canadá e México, na América do Norte, com o jogo de abertura no dia 11 de junho e a grande final no dia 19 de julho. Já tem visto americano e canadense? Se pretende ir ao Mundial e ainda não tem o visto, então comece desde já a providenciar a entrada com os pedidos, porque o documento é o primeiro passo para qualquer viajante brasileiro entrar nos Estados Unidos ou Canadá.
Serão 16 cidades-sede espalhadas pelos três países. Se a intenção é não se concentrar apenas nos jogos nos Estados Unidos, certeza de que terá que estar legal para entrar nos três países. Quanto ao México, os brasileiros não precisam de visto, desde que tenha visto válido dos Estados Unidos e Canadá ou passaporte válido com múltiplas entradas no Espaço Schengen (Europa), Japão, Reino Unido ou Irlanda do Norte.
O México exige visto para brasileiros desde agosto de 2022, inclusive para voos de conexões em cidades mexicanas. Mas não precisa sofrer por antecipação, porque a partir de fevereiro de 2026 o governo mexicano deve voltar a emitir visto eletrônico (e-Visa) para brasileiros, o que pode facilitar a obtenção do documento.
Os Estados Unidos devem ser o destino preferido dos torcedores brasileiros no Mundial. Se você ainda não tem o visto válido, a dica é não perder tempo e correr logo atrás do documento. O tempo de espera nos consulados dos Estados Unidos no Brasil para agendar a entrevista do visto B1/B2 (turismo) atualmente tem sido estável entre 30 e 60 dias. O consulado com menor fila é o do Rio de Janeiro, com cerca de 30 dias de espera, seguido por Porto Alegre e São Paulo com aproximadamente 45 dias: Brasília e Recife, o tempo de espera tem sido de 60 dias. Tire suas dúvidas acessando o site oficial do Departamento de Estado.
Para tirar o visto canadense, é necessário preencher os formulários online no site oficial do governo, reunir a documentação exigida e pagar as taxas consulares. Depois, você deve agendar e comparecer a um Centro de Solicitação de Visto (VAC) para fornecer os dados biométricos (impressões digitais e foto). Por fim, será preciso aguardar a análise da solicitação e, se aprovada, enviar o passaporte para receber o visto.
Normalmente é preciso agendar horário de atendimento em um Centro de Solicitação de Visto canadense, o VAC, para a coleta de dados como a biometria (impressões digitais e fotografia), itens obrigatórios para a maioria dos solicitantes brasileiros. No caso de dúvida, faça buscas no site oficial da Embaixada do Canadá em Brasília.

