ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Veículos

Alinhamento e balanceamento, vamos entender melhor?

Márcio Martins | 15/05/2014 16:43
CarburDourados. (Foto: Márcio Martins)
CarburDourados. (Foto: Márcio Martins)

Quando levamos nosso carro a um centro especializado para algum serviço na suspensão, na direção ou até mesmo para uma simples troca de pneus, é comum o consultor técnico oferecer um alinhamento e balanceamento das rodas. Mas será que esse serviço é necessário mesmo?

Para o carro se movimentar com segurança, é importante que esteja corretamente alinhado e com suas rodas balanceadas. Uma feita a substituição de componentes mecânicos no sistema de suspensão e direção, principalmente em componentes que nessa desmontagem afetam a geometria da suspensão, existe a necessidade de conferir todos os seus ângulos originais.

São justamente esses ângulos da geometria da suspensão e direção que são verificados no alinhamento. Já o balanceamento das rodas corrige a distribuição de massa entre o conjunto roda e pneu, evitando assim trepidações que são transferidas ao volante.

Veja quais são os principais ângulos verificados da geometria de direção:

Cambagem
Cambagem
Cáster
Cáster

• Câmber (ou cambagem): é a inclinação da roda em relação à linha vertical (vendo o veículo de frente). Pode ser positivo (roda inclinada para fora do veículo) ou negativo (inclinada para dentro).

• Cáster: observando o veículo pela lateral, é o ângulo formado por uma linha vertical que passa pelo centro do cubo de roda e o eixo de direção das juntas esféricas (pino mestre). Se a inclinação das juntas esféricas estiver voltada para a traseira do veículo, o cáster será positivo (garfo da bicicleta); se for o contrário, será negativo (rodinha do carrinho de supermercado).

Convergência
Convergência
Divergência
Divergência

• Convergência e divergência: convergência é o fechamento das rodas dianteiras em relação à sua trajetória (as rodas apontam para o lado de dentro do veículo), já a divergência é o contrário (as rodas apontam para o lado de fora).

Mas existem outras verificações para um serviço completo de alinhamento de direção:
• Inclinação do pino mestre (KPI)
• Divergência em curvas
• Centralização da direção
• Paralelismo do eixo traseiro

Cada modelo de veículo tem um valor específico para os ângulos e a possibilidade ou não de ajustá-los mecanicamente.

Esses ajustes são verificados normalmente em mesa computadorizada de alinhamento de suspensão e direção.
É recomendado verificar alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, ou de acordo com as especificações do fabricante do veículo. Isso possibilitará um aumento da vida útil do pneu, redução de consumo de combustível e melhor estabilidade em retas e curvas.

Nos siga no Google Notícias