ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Veículos

Volkswagen paralisa fábricas por falta de componentes

Suspensão vai durar 10 dias em três fábricas

Márcio Martins | 12/06/2021 19:04
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A Volkswagen anunciou a paralisação da produção em três das suas quatro fábricas no Brasil, por falta de componentes semicondutores utilizados na montagem de seus automóveis. No total serão 10 dias de suspensão das atividades nas unidades de São Bernardo do Campo e São Carlos (SP) e de São José dos Pinhais (PR), a partir de 21 de junho. Em menos de 15 dias é a segunda paralisação da produção.

A nova parada atinge as linhas de produção dos modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro (São Bernardo) e Fox e T-Cross (São José dos Pinhais), além da fabricação de motores (São Carlos). Com isso, os únicos modelos que não serão atingidos pela suspenão serão o Gol e o Voyage, que são montados na planta de Taubaté, que está retornando agora da parada decretada em maio.

O comunicado da VW alerta ainda para o risco de mais paradas nos próximos meses, se a escassez de componentes eletrônicos persistir. A Volkswagen é apenas uma entre várias montadoras que estão sendo severamente afetadas pela crise dos semicondutores.

Entre as maiores paralisações, estão a Honda, que precisou interromper a produção do Civic em Sumaré (SP) por duas vezes, e a GM, que já fechou duas plantas diferentes por falta de peças. A unidade de São Caetano vai ficar parada por seis semanas, em parte também para adequar a linha de montagem à chegada da nova picape baseada na plataforma do Onix. Já a fábrica de Gravataí (RS) está numa situação mais grave, pois está paralisada desde março, sendo ela responsável pela montagem do Onix.

Abaixo o comunicado oficial da Volkswagen:

“Uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente (telecomunicação, computação, eletroeletrônicos e smartphones). Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.

“Nos últimos meses, o time da Volkswagen do Brasil tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil. Entretanto, o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Ao contrário, há sérios riscos de agravamento dessa situação nas próximas semanas.

“Com base nisso, a Volkswagen do Brasil comunica a paralisação das operações de suas áreas produtivas nas fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, no Estado de São Paulo, e de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, a partir de 21 de junho, pelo período de 10 dias.

“Novas paralisações não estão descartadas futuramente caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil.”

Nos siga no Google Notícias