A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

01/02/2019 06:41

O desenvolvimento de pessoas também é responsabilidade das empresas

Por Marcelo Souza (*)

Quando se trata de desenvolvimento profissional, algo deve ficar bem claro: não há receita mágica. Sempre que o foco é a gestão de pessoas, devemos ter em mente que cada profissional é único e deve ter suas habilidades e competências pessoais respeitadas.

É por isso que lidar com pessoas é tão difícil e ao mesmo tempo tão gratificante! Na prática, quando entendemos nossas equipes e conseguimos extrair o máximo delas, os resultados podem surpreender.

Então, vamos falar sobre como as empresas podem apoiar o desenvolvimento de seus talentos e assim crescer junto com eles.

Sabemos que os ambientes de trabalho têm mudado significativamente nos últimos anos, impulsionados pela revolução digital e as novas formas de se trabalhar. Mas uma coisa não mudou: o ser humano.

Temos a mesma quantidade de genes, traços comportamentais e de personalidade, as mesmas angústias, anseios e desejos de realização e reconhecimento.

Com base nisso, concluímos que o melhor ambiente possível é aquele no qual as pessoas sintam-se bem e realizados. Mas não se engane pensando que é fácil criar esse ambiente – é preciso muita dedicação e esforços coordenados, porque nem sempre o que é bom para uma pessoa será bom para seu colega de trabalho.

E como resolver esse difícil dilema? Com um líder que entenda e conheça a sua equipe, e que dê condições para que cada profissional desenvolva o máximo de seu potencial.

Para isso, os líderes podem contar com estratégias simples e muito eficientes. O reconhecimento é uma delas. Hoje, existem formas de reconhecer funcionários sem que isso implique em grandes investimentos. Um simples e-mail para todos da empresa parabenizando um profissional ou uma equipe por um bom trabalho é um excelente exemplo! Ou então, compartilhar com todos as mensagens de elogios e agradecimentos dos clientes.

Outra forma é incentivar novas ideias. Ninguém melhor do que seus funcionários para saber o que funciona e o que não funciona na empresa, mas muitas vezes eles têm receio de se manifestar. Uma alternativa é criar reuniões periódicas com um momento reservado para a troca de experiências. Perguntas simples como “O que podemos fazer para diminuir o consumo de copos de plástico no escritório?” ou “Quem pode sugerir uma planilha melhor de controle de despesas?” podem ajudar muito a empresa.

Se as boas ideias forem aplicadas ou pelo menos seus idealizadores receberem o feedback da sua aplicabilidade, toda a equipe irá perceber que sugestões são bem aceitas e passará a contribuir com novas propostas, que poderão aos poucos revolucionar os negócios da companhia.

Cada vez mais ouvimos dizer que a “empresa dos sonhos” é aquela na qual os profissionais têm a liberdade de aplicar na prática as suas ideias. Isso acontece porque a forma de engajamento mudou. Atualmente, mais do que saber se a empresa oferece um salário compatível com o mercado, o que os profissionais estão buscando são empresas que tenham um propósito. É isso que irá diferenciá-las na atração dos melhores talentos.

Portanto, tenha um propósito claro e engajador a ponto de atrair o tipo de profissional que você procura. Mostre a todos como você quer atingir esse propósito e as ações que já estão sendo desenvolvidas nesse sentido.

O principal ganho para sua empresa será contar com profissionais com potencial elevado, que vão contribuir com o crescimento dos negócios. Além disso, outros benefícios poderão ser percebidos, como melhor posicionamento de mercado, desenvolvimento de novas soluções e fidelização dos clientes.

Manter os profissionais engajados e alinhados ao propósito da empresa é uma tarefa para os líderes, que precisam fomentar esse engajamento e perceber quando alguém já não está mais caminhando junto com a companhia.

Dessa forma, entender o que move cada profissional e como se comunicar com eles são dois pontos fundamentais para se beneficiar do potencial de cada talento. Diversas ferramentas podem apoiar as lideranças nessa missão e impulsionar a gestão de pessoas nas empresas.

A partir disso, os líderes conseguirão aprimorar a comunicação com suas equipes, o relacionamento entre todos os profissionais e os clientes. E por fim, os resultados poderão surpreender a todos.

(*) Marcelo Souza é CEO do Grupo Soulan e Country Manager da Thomas International Brasil.

Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo...
Como transformar a nossa relação com a natureza?
Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos depende...
Sem comunicação não há evolução
Os líderes do agronegócio hoje concordam que precisamos dialogar muito mais com a sociedade urbana, pois sem isso não teremos aderência nas necessida...
A Ciência e o desenvolvimento: o óbvio que deve ser lembrado
Um país só se desenvolve se tiver ciência sólida que se transforme em tecnologia empregada pelo setor produtivo. Isso tem sido sobejamente demonstrad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions