A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

08/09/2015 15:28

Por uma semente de paz

Por Heitor Freire (*)

Campo Grande estará recebendo nestes dias 11 e 12 de setembro uma semente de paz. A iniciativa é do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em convênio com a FAMA – Faculdade Aberta para a Maturidade e com a participação da Vértice Cursos, tudo sob o patrocínio da Águas Guariroba.

Nessa oportunidade receberemos o professor Roberto Crema, reitor da UNIPAZ.
A Rede Internacional UNIPAZ, foi criada para, disseminar uma Cultura de Paz entre os vários segmentos sociais, promover a inteireza do ser e a ampliação de consciências divulgando o paradigma holístico. A sede da Reitoria da Universidade é em Brasília.

Roberto Crema acredita que: “nenhuma época, como a nossa, apresentou uma face tão explícita e atordoante da demolição, lição do demo, do egocentrismo, do desamor, da fragmentação e desvinculação, da alienação ética e generalizada desumanização. Como parcelas que estamos sendo de um organismo global, células de um mesmo corpo da coletividade humana, estamos todos soterrados pelos desabamentos de torres e de valores, ao mesmo tempo vítimas e algozes, atravessando as inevitáveis consequências do exercício sistemático da estupidez humana, do esquecimento do Ser. Na afirmação de Sartre, estamos sós e sem desculpas”.

E comentando sobre o que estamos vivendo atualmente, ele afirma: “Convivemos imersos em grande perturbação social, na qual o antagonismo de cosmovisões distintas tem se traduzido pela emersão da virulência de pensamentos e atos, em toda esfera humana. A discórdia, a agressividade, o ódio, a inquietação, o pânico, a dor, a desesperança tomaram conta das casas, instituições, ruas e, notadamente, dos ambientes virtuais, colocando-nos todos contra todos. Toda essa animosidade tem recebido de todas as mídias uma reverberação exponencial, alcançando, sobretudo, a solitária e particular individualidade conectada pelas redes sociais - lugar das mais absurdas exposições; ataques e difamações irreversíveis - que interligam, a todo o tempo, todo mundo a qualquer um.

Provavelmente, esteja na mudança de paradigma capaz de promover uma Cultura de Paz e Não-Violência, por intermédio da educação e reeducação do ser humano as últimas e únicas possibilidades de reversão à ode ao terror e a todas as suas circunstâncias e consequências”.

A Formação Holística de Base está se mostrando um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência neste terceiro milênio. Para cada um dos aprendizes há a pessoa antes e depois da formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo, do significado desta nossa existência; maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos em muitos participantes.

O que é preciso é uma ação na fonte, onde se realizam os confrontos financiados indistintamente pela banca internacional, cujo único objetivo é o lucro desenfreado.
É essa oportunidade que nós, aqui em Campo Grande, teremos para plantar essa semente de paz e de amor, regá-la para que ela nos transforme em seres irradiadores dessa energia, conforme escreveu Paulo, na primeira carta aos Coríntios, versículo 13:

“... Ainda que eu distribuísse meus bens aos famintos,
Ainda que entregasse meu corpo às chamas,
Se não tivesse o amor,
Nada disso me adiantaria.
O amor é paciente,
O amor é prestativo, não é invejoso, não se ostenta,
Não se incha de orgulho
(...)

Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor.
A maior delas, porém, é o amor”.
Façamos a nossa parte, meus amigos.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

As lições a serem aprendidas com o lago do Parque das Nações Indígenas
“Nesta terra molhada”, após 5 meses com inúmeras iniciativas, do governo e sociedade, o lago artificial do Parque das Nações está voltando a produzir...
Gestão pública é o caminho contra a corrupção
A corrupção é pré-requisito do desenvolvimento, já dizia Gunnar Myrdall, Prêmio Nobel de Economia, em 1974. Ou seja, esse mal é algo comum e enraizad...
A virtude da temperança
Não haverá Paz duradoura enquanto prevalecerem privilégios injustificáveis, que desonram a condição humana, pela ausência de Solidariedade, que deve ...
MS: Um novo salto de desenvolvimento
A história de Mato Grosso do Sul não é uma linha reta. Ela vem sendo escrita, no curso do tempo, por diferentes protagonistas, por meio de um caminho...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions