A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

01/07/2014 08:56

Profissão: homem

Por Heitor Freire (*)

Profissão é o ato ou efeito de professar. Declaração de uma crença, sentimento, opinião ou modo de ser. Quase sempre se associa este termo à atividade profissional das pessoas. Mas ele tem uma conceituação mais ampla como se vê no trecho acima, não se restringindo à questão profissional em si; o significado que enfoco é o de modo de ser.

É dentro dessa conceituação que situo o artigo de hoje.

Quando Deus concebeu o homem e depois a mulher, criou-os como um projeto original, com características intrínsecas que os tornam únicos. O homem é a medida de todas as coisas (Protágoras), que nasce livre e como não dispõe de um manual para orientar a sua encarnação, acaba sendo influenciado pelo meio em que vive, o que o leva a ignorar a sua condição primeira: a originalidade. Não há ninguém igual ao outro, pode ser parecido, pode ser semelhante, mas cada um é único.

Sobre o seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano. E essa característica é que confere ao ser humano a capacidade de se manifestar com sua maneira própria de ser.

Cada um na sua individualidade, com sua competência, no seu nível. Individualidade que decorre dessa sua condição primeira; competência é o somatório de tudo que aprendeu, realizou e confirmou, e nível é sua localização no contexto geral das coisas. Assim, quando uma pessoa entende as características que compõem o seu espírito, não irá se comparar com ninguém.

Eu me comprazo em ser homem. Entendo a minha natureza intrínseca que me confere a condição única de me manifestar como sou: homem, masculino, macho. A minha mãe sempre me contava que a maior alegria da sua vida, até então, foi o dia do meu nascimento, ter um filho homem. Foi para ela um dia de glória. E para mim também.

Eu levo muito a sério a minha condição. Gosto do que sou e como sou. E esse gostar vai me permitindo uma constante satisfação. Principalmente em relação a esse ser maravilhoso, inefável, mágico, intrigante que é a mulher. Sou casado há 51 anos e ao longo desse período fui descobrindo quantas mulheres se revelaram para mim por intermédio da Rosaria, minha mulher.

Desde então convivo com um universo feminino: sou pai de sete filhas. Cada uma delas com suas características, das quais me sinto como o sol no centro de um sistema solar particular. É um universo inteiro à minha disposição e que me proporcionaram 12 netos: oito meninos e quatro meninas.

Como sou muito cioso da minha condição masculina, vou contar um pequeno episódio acontecido com o meu neto Eduardo, filho da Andréa (a segunda das sete) e do Belchior, na época com quatro anos. Ele estava em nossa casa, quando disse que iria ao banheiro fazer xixi. Eu lhe disse que homem faz pipi, mulher faz xixi (é só observar o som onomatopéico da mulher ao urinar, é xiiiii).

Ele então observou que o seu pai lhe disse que era xixi. Eu contra argumentei: “na sua casa, então, você faz xixi, aqui na minha casa, você faz pipi”. Ele me olhou e do alto de sua sabedoria precoce afirmou: “eu vou mijar”. Questão encerrada.

É só para exemplificar a minha consciência como membro ativo da confraria masculina.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Triste boa notícia
A leitura é um dos maiores prazeres da vida. Mergulhar fundo no mar de palavras de belezas naturais, que ficam maravilhosas quando juntadas com maest...
Fim do Ministério do Trabalho: avanço ou supressão de direitos?
Numa eleição marcada por antagonismos e forte polarização, todo ato do presidente eleito tem sido motivo de fortes críticas, com especial endosso e e...
Brasil — Vocação para o progresso
Nas comemorações dos 129 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial, que é também o de iluminar as cons...
Eu sou eu e...
A busca de orientação para nortear nossas vidas nos proporciona caminhos os mais variados. Na medida em que essa busca se realiza por meios que se ba...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions