ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Temas para Davos

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra (*) | 21/01/2019 12:56

Os ciclos econômicos são uma criação dos homens que controlam o capital ao promoverem injeção de dinheiro para colher ganhos, acelerando artificialmente a atividade econômica e a valorização dos ativos para decair logo por falta de sustentação. Como tudo na natureza, a economia devia seguir o ritmo natural, mas por cobiça surgiram os mecanismos astutos que forjaram a concentração da riqueza na mão da minoria com mentalidade especulativa.

Mais dinheiro acarreta mais inflação. Se o dinheiro é recolhido, a inflação perde fôlego. A fonte de criação da moeda tem sido os Estados e o crescimento desordenado de suas dívidas. Se elas crescem muito, vem a austeridade que estanca o fluxo monetário, como ocorre no Brasil. A economia saiu da naturalidade, ou caminha como uma locomotiva desembestada, ou segue devagar quase parando, mas deveria seguir um ritmo natural de crescimento constante, acompanhando o aumento da população.

A instabilidade vem de longe. Os reis se afastaram das leis naturais e perderam o trono. Vieram o Estado Republicano, mais apropriado para o capitalismo de livre mercado, e o comunismo, fadado ao fracasso pela supressão da liberdade. O sistema descambou com a concentração da riqueza e as ações corruptas dos homens nos poderes executivo, legislativo e judiciário. A China inovou com o capitalismo de Estado produzindo manufaturas para exportar. A ordem internacional perdeu a sustentação devido às alterações econômicas com a tendência de nova crise de recessão severa cujos efeitos são imprevisíveis.

O mundo está adentrando numa perigosa guerra comercial que resulta da ausência de equilíbrio nas transações entre os povos. Os países se tornaram altamente devedores sem que isso contribuísse para a melhora efetiva das condições gerais de vida. A riqueza financeira, oriunda dos grandes recursos naturais do planeta, ficou concentrada em poucas mãos enquanto a miséria se expandiu. O essencial é que haja equilíbrio nas contas internas e externas, e ensejo ao aprimoramento da espécie humana, temas prioritários para autoridades e empresários debaterem no Fórum Econômico Mundial 2019, em Davos.

No Brasil, o dinheiro ficou mais escasso ainda. Os índices confundem. Os feiticeiros no poder iludiram a população com a mágica de baratear os importados praticando taxas de juros elevadas e deu nessa congestão financeira como foi previsto pelos entendidos. Mesmo assim, foi preciso chegar ao fundo do poço, com muita coisa destruída, para iniciar a guinada.

O grande drama da política é a negociação de cargos, sendo os mais cobiçados aqueles que envolvem mais dinheiro, poder e projeção, e, justamente, para assegurar a reeleição, não para prestar um efetivo trabalho de utilidade pública. Assim, tudo caminhará para o declínio enquanto a dívida pública vai crescendo, para em seguida surgirem as brutais austeridades que jogam as cidades para as traças. Fala-se que há um grupo poderoso que, para acabar com isso, visa a globalização do poder com partido único: o deles.

O regime de partido único tem muita semelhança com a monarquia, uma vez que a pessoa no comando é plenipotenciária para decidir e determinar; a diferença é que o partido estabelece regras que poderão derrubar o líder para colocar outro em seu lugar, enquanto que o rei tem cargo vitalício e ainda pode transferi-lo ao herdeiro do trono.

O ser humano recebeu o planeta pronto, sem que tivesse de acrescentar nada, apenas zelar, conservar e desfrutar. O consenso deve ser: zelar pelas cidades e proteger as florestas. Precisamos de água potável, preservação dos mananciais, preservar e ampliar as áreas verdes nas cidades, cuidar da qualidade do ar, disciplinar o uso do diesel, cuidar do lixo e esgoto transformando-os em energia, eliminando o despejo nos rios. O clima está sendo alterado de fato e pode ser que isso esteja sendo aproveitado para conspirações; mas negar e nada fazer seria como se esconder do problema real.

O açambarcamento dos recursos naturais tem sido usual pelo mundo, concentrando a riqueza e esparramando a miséria. O Capitão Bolsonaro foi eleito para que o Brasil não se tornasse outra Venezuela, mas ele precisará pôr ordem na casa, equilibrar as contas internas e externas, evitar a ação dos corruptos, e fazer o que todo governante deve fazer: promover o aprimoramento da espécie humana e a melhora das condições gerais de vida.

(*) Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. 

Nos siga no Google Notícias