ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

“Teremos 100% da energia restabelecida até terça”, diz Reinaldo

Governador criou força-tarefa para acelerar recuperação de estragos da tempestade de sexta-feira

Adriel Mattos | 18/10/2021 19:22
Reinaldo recebeu secretários e diretor-presidente da Energisa no gabinete da Governadoria. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)
Reinaldo recebeu secretários e diretor-presidente da Energisa no gabinete da Governadoria. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), garantiu nesta segunda-feira (18) que a Energisa – concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 74 dos 79 municípios do Estado – restabelecerá 100% do serviço já nesta terça-feira (19).

Na sexta-feira (15), uma tempestade deixou um rastro de destruição em todo o Estado. Desde então, a concessionária ampliou as equipes em dez vezes para recuperar a rede danificada pela ventania que passou dos 100 km/h.

Reinaldo se reuniu hoje com o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, e com os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Flávio César (Governo  e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) para pedir celeridade no conserto dos danos.

“Estamos com uma força-tarefa 24 horas apoiando para restabelecimento da vida normal onde nós tivemos grande vendaval e, principalmente, a destruição de redes de energia elétrica. Acredito que até amanhã teremos 100% da energia elétrica restabelecida na área urbana. Na área rural, demanda mais um tempo porque tem muitas redes que caíram, vários postes, e nós estamos apoiando com a equipe da Casa Militar, com nossos aviões, para identificar e restabelecer vida normal também nos assentamentos, nas propriedades rurais”, declarou o governador.

O diretor-presidente da Energisa reiterou o compromisso. “Estamos com uma força-tarefa muito grande para restabelecer a energia elétrica em todos os lugares. Trabalhamos com o contingente máximo. Hoje, não temos nenhuma cidade em Mato Grosso do Sul desabastecida. O serviço mais complexo já foi feito. Até amanhã à noite, o fornecimento em toda a parte urbana vai estar restabelecida. Na área rural, estamos priorizando as produções de frango, porco e leite”, justificou Vinhaes.

A Casa Militar vai ceder aviões para mapear estragos na zona rural e o governo já está já está preparando convênios com as prefeituras para compra de telhas e outros materiais e aguarda a publicação dos decretos de situação de emergência pelas prefeituras.

Segundo a Defesa Civil, Itaquiraí, Amambai, Dourados, Sidrolândia e Japorã estão entre os municípios mais prejudicados.

“Essa ventania acabou ocasionando vários danos, principalmente, a queda de árvores, que acaba derrubando postes e a fiação, interrupção de energia elétrica, vários locais com interrupção de vias. A maioria desses danos foram atendidos pelas forças locais, sejam Corpo de Bombeiros Militar, seja prefeitura por meio das suas respectivas secretarias de Infraestrutura. Tivemos muitas casas destelhadas, que demandam de uma resposta do poder público. Mais de 20 municípios foram afetados pelo desastre”, disse o tenente-coronel Fábio Catarinelli, coordenador da Defesa Civil, que também participou do encontro.

Nos siga no Google Notícias