ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com coronavírus, CNBB sugere mudar abraço da paz e Pai Nosso sem mãos dadas

Já o Ministério da Saúde destacou a necessidade da “etiqueta respiratória” para evitar contágio

Aline dos Santos | 28/02/2020 11:52
Fiéis na porta da Perpétuo Socorro, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Fiéis na porta da Perpétuo Socorro, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Com o primeiro caso de novo coronavírus (o Covid -19) confirmado no Brasil, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) sugere que as dioceses façam mudanças no abraço da paz, durante a oração do Pai Nosso e na eucaristia.

O abraço da paz pode ser substituído pelo “sentimento de bem-querer” pelo próximo. Na oração do Pai Nosso, ao invés de dar as mãos, deve ser cultivado o compromisso com a fraterna união. Já a hóstia deve ser depositada na mão do fiel. As medidas lembram as adotadas na chegada da gripe H1N1, no ano de 2009.

Em Campo Grande, a assessoria de imprensa da Arquidiocese informou que nenhuma orientação foi encaminhada aos féis. Em Coxim, devem ser adotadas as mesmas medidas de prevenção da época da gripe H1N1.

A CNBB não tem poder de indicar normas para as arquidioceses, mas faz sugestões que podem ser acolhidas pelos bispos.

Com casos suspeitos se espalhando pelo País, sendo cinco em Mato Grosso do Sul, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a necessidade da “etiqueta respiratória”, como lavar as mãos várias vezes aos dias e, quando espirrar, colocar o cotovelo na frente da boca.

A transmissão dos coronavírus acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Conforme o Ministério da Saúde, as medidas de prevenção incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

CNBB divulgou orientações da Diocese de Belo Horizonte (MG) e sugeriu que medidas sejam seguidas pela Igreja Católica no Brasil.
CNBB divulgou orientações da Diocese de Belo Horizonte (MG) e sugeriu que medidas sejam seguidas pela Igreja Católica no Brasil.
Nos siga no Google Notícias