ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Em 12 dias, 166 servidores fazem cadastro para demissão voluntária

A adesão deve ser feita pelo Portal do Servidor em documento com modelo-padrão disponível na página

Anahi Zurutuza | 11/06/2019 14:05
Adesão deve ser feita por meio do Portal do Servidor (Foto: Reprodução)
Adesão deve ser feita por meio do Portal do Servidor (Foto: Reprodução)

Num universo de 33.208 servidores efetivos e ativos, só 166 - nem 1% - manifestaram interesse em deixar voluntariamente o cargo no Governo de Mato Grosso do Sul desde que está aberta a adesão ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário), há 12 dias. Conforme levantamento feito pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), este é o número de funcionários que fizeram o cadastro inicial pelo Portal do Servidor.

A partir da inscrição, começam a correr os prazos para a secretaria entregar ao servido a simulação do “acerto” e também a análise e decisão sobre o pedido. Para fazer o cálculo, a SAD tem 10 dias úteis a partir da data do pedido e para a conclusão do processo, caso o funcionário esteja de acordo com a proposta, são 45 dias úteis.

Dos 166, 68 pediram o cálculo, 34 já receberam retorno a respeito dos valores. Até agora, só 7 servidores aceitaram a simulação financeira e pediram oficialmente para aderir o PDV e aguardam a análise.

O prazo de adesão é de 30 dias úteis desde que foram publicadas as regras no Diário Oficial do Estado, no dia 31 de maio.

O programa prevê o pagamento de indenizações por férias vencidas, gratificação natalina e licença prêmio não gozada, ainda que proporcionais. O “acerto” será pago de forma parcelada e cada depósito será corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O parcelamento será calculado com base no tempo de trabalho, acrescido de bônus de 30%. Assim, se o servidor exerceu a função por dez anos, receberá a indenização em 13 parcelas.

Não podem aderir ao PDV, os funcionários comissionados, que estejam estágio probatório; que tenham cumprido todos os requisitos constitucionais e legais para a aposentadoria; e que tenham se aposentado em cargo público e reingressado em cargo público inacumulável.

A adesão deve ser feita pelo Portal do Servidor em documento com modelo-padrão disponível na página.

O objetivo do governo é reduzir a folha de pagamento do funcionalismo público, que gira de R$ 452,8 milhões. Hoje, são 75 mil servidores entre ativos e inativos, sendo 50 mil efetivos.

Nos siga no Google Notícias