ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Entre os mais procurados de MS, pistoleiro do clã Name morre em confronto no RN

José Moreira Freires, o Zezinho, era procurado pela morte do delegado Paulo Magalhães e do estudante Matheus Xavier

Nyelder Rodrigues, Ângela Kempfer e Marta Ferreira | 14/12/2020 17:55
Foto da ficha de Zezinho, na época em que matou Magalhães, e anos depois
Foto da ficha de Zezinho, na época em que matou Magalhães, e anos depois

Apontado como o pistoleiro que matou o delegado aposentado Paulo Magalhães em 2013 e o estudante Matheus Coutinho Xavier, filho de Paulo Xavier, capitão da PM (Polícia Militar), em 2019, o ex-guarda municipal José Moreira Freites, o Zezinho, foi morto em confronto com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (14).

Conforme apurado pelo Campo Grande News, a morte foi confirmada no fim desta tarde, na cidade de Macaíba, localizada a 270 km de Mossoró - onde fica o presídio federal em que está preso Jamil Name, apontado como chefe do grupo criminoso ao qual Freires fazia parte e atuava como pistoleiro.

José Moereira Freires chegou a ser preso em 2013 pela morte de Magalhães, junto com o segurança Antônio Benitez Cristaldo - que seria o motorista que ajudou Freires, conhecido como Zezinho, a fugir após matar o delegado.

Entretanto, após apresentar recurso, ele conseguiu ser liberado e seu nome só voltou à tona com a Operação Omertà, que o identificou como um dos pistoleiros de Jamil Name e como executor também de Matheus, morto por engano - o alvo seria seu pai, Paulo Xavier - enquanto estacionada a camionete da família na garagem.

Junto com José Moreira Freires, estava Juanil Miranda Lima, também ex-guarda municipal. Tanto Zezinho como Juanil foram considerados foragidos a Justiça, inclusive, com o nome de ambos sendo adicionado à lista vermelha - a de maior alerta - de procurados da Interpol (The International Criminal Police Organization).

Freires é apontado, pelo menos, pela morte de duas pessoas à mando de Jamil Name
Freires é apontado, pelo menos, pela morte de duas pessoas à mando de Jamil Name

Como ocorreu - Ainda segundo o apurado pela reportagem do Campo Grande News, José Moreira Freires foi surpreendido durante operação do Deicor (Divisão Especializada de Investigações e Combate ao Crime Organizado).

Na tentativa de se livrar da prisão, resistiu e entrou em confronto com os policiais. Houve tiroteio e, nesse momento, ele acabou sendo atingido e morreu. Por ora, não há mais detalhes da ação, que segundo a polícia do Rio Grande do Norte, está em andamento.

Ainda não há informações oficiais sobre o caso, mas a princípio o Deicor estaria investigando um plano de execução de autoridades do Rio Grande do Norte que trabalham no sistema penitenciário federal, quando chegaram até Zezinho.

Nos siga no Google Notícias