ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Estado detectou irregularidades em 2019, diz Geraldo sobre operação da PF

Organização Social, administratora de unidade à época, entrou na mira da polícia por desvio bilionário

Gabriel Neris e Paula Maciulevicius Brasil | 04/08/2021 10:08
Secretário de Saúde, Geraldo Resende, durante agenda nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)
Secretário de Saúde, Geraldo Resende, durante agenda nesta manhã. (Foto: Marcos Maluf)

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou na manhã desta quarta-feira (4), que ainda em 2019, o Estado detectou irregularidades na administração do Hospital Regional de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande.

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, a Operação SOS Saúde contra gestores do Instituto Gerir, Organização Social que administrava a unidade entre 2016 e 2019. Investigação aponta faturamento de quase R$ 1 bilhão.

“[A operação] mostra que o secretário é vigilante. Que detectou irregularidades na organização que administrava o hospital e que foi muito rápido. A gente precisa dizer mais uma vez que, ainda bem, que dentro desse campo das chamadas organizações sociais, aquelas que a gente precisa defenestrar a gente o fez”, disse Geraldo.

O secretário de Saúde disse ainda que o Estado precisou “arcar com processos de pagamentos de fornecedores. Com servidores, inclusive, do hospital, para que eles não fossem prejudicados”, completou.

Em nota, o governo do Estado informou que a Controladoria Geral acompanhará as ações e lembrou que “a Secretaria de Saúde rompeu o contrato bem antes do vencimento com empresa citada na operação, ainda em 2019, por não atender às exigências e normativas necessárias ao pleno atendimento da unidade hospitalar de Ponta Porã”.

A Polícia Federal cumpriu 34 mandados de busca e apreensão em 25 endereços de São Paulo, Goiânia, Brasília e um em Campo Grande.

Foram vistoriados endereços luxuosos e apreendido dinheiro estrangeiro. A ação investiga crimes de falsificação de documentos, dispensa irregular de licitação, peculato e organização criminosa. O Campo Grande News procurou a OS nesta manhã, mas as ligações não foram atendidas.

O nome da operação, SOS Saúde, faz alusão ao principal investigado, que deveria fazer o correto emprego das verbas públicas destinadas à área da saúde.

Nos siga no Google Notícias