Frigorífico assina acordo para intensificar medidas contra a covid-19
Ônibus usados para levar funcionários terão capacidade reduzida para 50% e deverão ser higienizados
Frigorífico instalado em Nova Andradina, a 300 km de Campo Grande, agora terá de seguir à risca regras contra a propagação do novo coronavírus. A indústria assinou acordo com o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) para adoção de medidas contra a covid-19, já que os números de contágio estão evoluindo de forma expressiva.
A empresa, Naturafrig Alimentos Ltda, terá de cumprir obrigações previstas no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) acordado com o MPT-MS, enquanto durar o estado de calamidade pública. No frigorífico, trabalham 653 funcionários.
No documento há 42 cláusulas sob regimento das condutas sanitárias dos órgãos de saúde. Multa de R$ 12 mil reais mensais poderá ser cobrada em caso de descumprimento de uma das cláusulas. Uma das medidas é reordenamento dos horários dos trabalhadores, para que haja uma diminuição no fluxo de pessoas dentro dos ambientes.
Limpeza também é um dos pontos estabelecidos no TAC, com obrigação por parte da empresa de fazer limpeza periódica com uso de produtos específicos para combater a proliferação do novo coronavírus.

O acordo também estabelece que colaboradores que tenham sintoma devem se manter em isolamento domiciliar por no mínimo dez dias, a contar do início dos primeiros sintomas ou da realização do exame.
Para ambientes onde é necessário aproximação de menos de 1,5 - o recomendado pelos especialistas em saúde - o frigorífico deverá fornecer máscara de proteção de troca constante e também protetores face shield.
No caminho - Os ônibus fretados para transporte dos colaboradores também deverão ser sanitizados de forma completa. Além disso, a capacidade de passageiros deve ser reduzida em 50% sentados, garantidos no caminho a circulação de ar pelas janelas ou com ar-condicionado no modo recirculação de ar.
As medidas passam a valer de forma imediata, com objetivo de conter a propagação do vírus para os funcionários e também para a população.
Surto - Em setembro, o Campo Grande News recebeu diversas denúncias de funcionários de outra unidade da Naturafrig Alimentos, em Rochedo, onde muitos colaboradores testaram positivo para a covid. Antes disso, em junho, a empresa também teria fechados a portas após muitos confirmados com a doença.