ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo lança programa de R$ 8,3 milhões para alfabetizar crianças aos 7 anos

Reinaldo disse que “MS Alfabetiza” permitirá que alunos concluam ensino regular mais preparados

Adriel Mattos | 25/10/2021 17:32
Reinaldo destacou que todos os 79 municípios aderiram ao programa. (Fotos: Paulo Francis)
Reinaldo destacou que todos os 79 municípios aderiram ao programa. (Fotos: Paulo Francis)

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira (25), o programa “MS Alfabetiza”. Apenas em 2022, serão investidos R$ 8,3 milhões para alfabetizar todos os alunos até os 7 anos.

“Quando você planta a semente, tem a adesão de 100% dos municípios, representa a vontade de fortalecer o aprendizado das nossas crianças, para que possam galgar até o ensino médio e o ensino superior em condições melhores”, disse o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O programa contempla os seguintes eixos: Formação continuada dos professores e gestores escolares; Avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; Fortalecimento da gestão escolar; Cooperação e incentivos entre Estado e municípios; Oferta de material didático complementar.

Assim, se fortalece o regime de colaboração entre o Estado e os municípios no processo educacional; e cria soluções específicas de âmbito estadual e local.

Neste primeiro momento, o programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como aquisição de livro didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem, recursos para avaliações anuais pela SED (Secretaria de Estado de Educação) e bolsas para formação dos profissionais.

“Buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. A educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas impactadas nos anos iniciais”, explicou a titular da SED, Maria Cecília Amêndola da Motta.

Para o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PL), essa é a oportunidade para melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal. “É importante o governo saber que existem deficiências e investir. Acreditamos que podemos manter o nível da nossa educação elevado”, pontuou.

Já o prefeito de Jaraguari, Edson Nogueira (PSDB), elogiou a iniciativa e que os municípios são contemplados em mais uma área. “Será muito gratificante para os municípios e tenho certeza que todos os prefeitos agradecem, porque isso é política. Temos que mostrar que nosso País tem jeito e que a política muda como tem mudado Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O programa contará ainda com a parceria da Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul.

Secretária de Educação, Maria Cecília, diz que mais de 700 escolas participarão em 2022.
Secretária de Educação, Maria Cecília, diz que mais de 700 escolas participarão em 2022.


Nos siga no Google Notícias