A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 25 de Agosto de 2019

16/04/2019 08:37

Hospitais devem divulgar que operação de reconstrução da mama é gratuita

Divulgação será feita por meio de placas e cartazes, que serão fixados em locais de fácil visualização

Leonardo Rocha
Maior hospital de Campo Grande, Santa Casa (Foto: Arquivo)Maior hospital de Campo Grande, Santa Casa (Foto: Arquivo)

Os hospitais, clínicas e consultórios terão que informar os pacientes em tratamento de câncer, que a reconstrução da mama é gratuita e deve ser feito nas unidades de saúde pública que têm condições de realizar o procedimento cirúrgico. Esta nova lei estadual foi sancionada hoje (16), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A proposta do deputado José Carlos Barbosa (DEM) estabelece que seja divulgado por meio placas ou cartazes, nestas unidades de saúde, a seguinte frase: As mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer, têm direito a cirurgia plástica reconstrutiva.

Esta material (divulgação) precisa ser colocado em local de fácil visualização, medindo no mínimo o tamanho de uma folha A3 (297x420mm), com escrita legível. Com a publicação da lei, as unidades terão que se adequar em um prazo de 60 dias.

O autor do projeto, o deputado José Carlos Barbosa (PSB), justificou que muitas vezes as pacientes não sabem desta informação, por isso não requisitam o seu direito, depois que teve que retirar a mama em decorrência do câncer.

O governador vetou alguns artigos da lei, que trata das punições para as unidades de saúde, já que o texto dizia que caberia a Secretaria Estadual de Saúde, fazer a fiscalização desta exigência, colocando servidores disponíveis para tarefa. Para o executivo este trecho é inconstitucional, por estabelecer competências a pasta, que não estão previstas.

Lei garante reconstrução da mama para vítimas de câncer
Foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União a Lei nº 13.770, que garante cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorre...
Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 42 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.182 da Mega-Sena sorteadas neste sábado (24) em São Paulo. A estimativa é pagar R$ 42 milhões ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions