ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Hospitais devem divulgar que operação de reconstrução da mama é gratuita

Divulgação será feita por meio de placas e cartazes, que serão fixados em locais de fácil visualização

Leonardo Rocha | 16/04/2019 08:37
Maior hospital de Campo Grande, Santa Casa (Foto: Arquivo)
Maior hospital de Campo Grande, Santa Casa (Foto: Arquivo)

Os hospitais, clínicas e consultórios terão que informar os pacientes em tratamento de câncer, que a reconstrução da mama é gratuita e deve ser feito nas unidades de saúde pública que têm condições de realizar o procedimento cirúrgico. Esta nova lei estadual foi sancionada hoje (16), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A proposta do deputado José Carlos Barbosa (DEM) estabelece que seja divulgado por meio placas ou cartazes, nestas unidades de saúde, a seguinte frase: As mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer, têm direito a cirurgia plástica reconstrutiva.

Esta material (divulgação) precisa ser colocado em local de fácil visualização, medindo no mínimo o tamanho de uma folha A3 (297x420mm), com escrita legível. Com a publicação da lei, as unidades terão que se adequar em um prazo de 60 dias.

O autor do projeto, o deputado José Carlos Barbosa (PSB), justificou que muitas vezes as pacientes não sabem desta informação, por isso não requisitam o seu direito, depois que teve que retirar a mama em decorrência do câncer.

O governador vetou alguns artigos da lei, que trata das punições para as unidades de saúde, já que o texto dizia que caberia a Secretaria Estadual de Saúde, fazer a fiscalização desta exigência, colocando servidores disponíveis para tarefa. Para o executivo este trecho é inconstitucional, por estabelecer competências a pasta, que não estão previstas.

Nos siga no Google Notícias