ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Na pandemia, uso de tornozeleiras eletrônicas cresce 14% em MS

Modalidade de cumprimento de pena implantada em 2016 reduziu a superlotação das unidades prisionais, segundo Agepen

Viviane Oliveira | 26/12/2020 10:20
Agente colocando a tornozeleira eletronica em um custodiado na Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (Foto: divulgação / Agepen)
Agente colocando a tornozeleira eletronica em um custodiado na Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (Foto: divulgação / Agepen)

Em novembro, a Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual atingiu a marca de 2 mil monitorados com o uso de tornozeleiras eletrônicas, ou seja, número 14% a mais se comparado com o mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 1,7 mil usavam o equipamento. Os dados fazem parte do relatório da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema de Mato Grosso do Sul).

Segundo o órgão, essa modalidade de cumprimento de pena, implantada em 2016, reduziu a superlotação das unidades prisionais do Estado. Situação relevante em ano de pandemia, principalmente em relação aos presos considerados grupos de risco.

Conforme o diretor da Unidade Mista, Ricardo Teixeira, o Poder Judiciário determinou a prisão domiciliar de vários presos do regime fechado e semiaberto com o uso do equipamento para assegurar a saúde dos apenados com morbidades ou de risco.

Com o uso do equipamento, foi possível evitar também a permanência de policiais que faziam a escolta de presos com a covid-19 nos hospitais, locais considerados de alto risco de contágio da doença. De acordo com o órgão, foi registrado apenas um óbito entre os monitorados em aproximadamente dez meses de pandemia. Também houve baixo número de servidores infectados.

Economia - Cada tornozeleira custa em média R$ 255 mensais. Valor sete vezes menor se comparado ao preso em regime fechado. Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o sucesso da gestão do monitoramento virtual durante o período de pandemia tem sido possível graças à integração dos trabalhos entre o Poder Judiciário e o Executivo. “Temos trabalhado com foco na preservação de vidas e prevenção à disseminação da Covid-19”.

Fuga - No dia 22 de abril deste ano,  o traficante Gerson Palermo, 62 anos, fugiu poucas horas depois de ser colocado em prisão domiciliar, em Campo Grande.  Palermo colocou tornozeleira eletrônica por volta do meio-dia. Às 17h, outra decisão judicial reverteu a liminar e mandou Parlemo voltar para a prisão.

Mas já era tarde: às 20h14, a unidade de monitoramento virtual de presos identificou o rompimento da tornozeleira, ou seja, a fuga. Até hoje Palermo, condenado a mais de 100 anos de prisão, não foi encontrado.

Nos siga no Google Notícias