ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Positivo de coronavírus para Nelsinho coloca bancada de MS em alerta

Sessões e votações ainda estão mantidas em Brasília, mas exames e máscaras entraram na rotina de parlamentares

Tainá Jara | 14/03/2020 10:19
Coronavírus preocupa bancada de MS em Brasília depois de confirmação da doença em Nelsinho (Foto: Divulgação/Senador Federal)
Coronavírus preocupa bancada de MS em Brasília depois de confirmação da doença em Nelsinho (Foto: Divulgação/Senador Federal)

O resultado positivo para coronavírus do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) deixou a bancada de Mato Grosso do Sul em alerta. No Senado, as sessões e votações foram mantidas, mas todos parlamentares estão fazendo o teste. Muitos deles tiveram contato direto com o senador, depois do retorno de viagem aos Estados Unidos, na semana passada, quando participou de comitiva do governo federal.

A senadora Simone Tebet afirmou que não está sentindo sintoma algum, mas faz o exame por precaução. “Todos os senadores estão fazendo o teste. Temos contato com muita gente e podemos, sem querer, passar para muita gente. Vou fazer o teste também, por precaução, mas não tive contato físico com o senador. O vi na quarta-feira, mas sem contato”, relatou.

Sessão conjunta prevista para a próxima terça-feira, no Congresso Nacional, também deixam os deputados federais em alerta. O deputado Fábio Trad (PSD), irmão do senador contaminado, não deve aparecer.

Ontem à noite, depois da divulgação do resultado positivo, Fábio publicou em sua conta no Twitter que teve contato com o irmão na Câmara e, a partir de agora, está em quarentena. “Lamento informar que o meu irmão @nelsinhotrad fez o teste que deu positivo para o coronavírus. Eu tive contato com ele na Câmara e agora entro em quarentena obedecendo os protocolos. Deus nos abençoe!” postou o deputado.

Médico, o deputado federal Luiz Ovando (PSL) irá manter as atividades e lembrou que as precauções devem ser tomadas, porém, a grande diferença é a condição clínica individual. “Estamos diante de quadro viral que se for fazer exame em todo mundo, o País vai à falência”, afirmou. Ele relatou que alguns colegas estão fazendo uso de máscaras nas sessões.

A deputada federal Rose Modesto (PSDB) afirma que ainda não houve nenhuma orientação formal da Câmara, porém, os deputados já cogitam realizar exames para verificar se estão com o vírus. “Enquanto não sai o resultado de quem vai fazer, recomendamos tomar todos os cuidados e evitar as agendas públicas. É uma doença complicada e todo mundo tem que ter muita preocupação”.

Medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estão sendo tomadas para preservar a saúde de parlamentares e servidores da Casa. “Importantes matérias constam na pauta de votação do Senado e da Câmara e precisam ser analisadas e votadas”.

 Nelsinho é o segundo integrante da comitiva a ser diagnosticado com a doença. Na quinta-feira, o chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação), Fábio Wajngarten, que viajou na poltrona ao lado do senador também teve resultado positivo para a doença. O exame do presidente Jair Bolsonaro deu negativo.

Em nota, a senadora Soraya Thronicke afirmou que não teve contato direto com o senador Nelsinho Trad nos últimos dias. "No entanto, seguindo orientações do Senado Federal, ela fará os exames necessários que detectam o coronavírus e permanecerá em casa durante o fim de semana até receber os resultados".

 

Nos siga no Google Notícias