ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Retalhada, lei feita para proteger agrava mais exposição de indígenas à covid-19

Presidente vetou dispositivos que garantiam acesso à água potável, leitos hospitalares e materiais de proteção individual

Jones Mário | 08/07/2020 13:50
Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, onde vive presidente do Condisi, Clenivaldo Pires (Foto: Reprodução/Facebook)
Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, onde vive presidente do Condisi, Clenivaldo Pires (Foto: Reprodução/Facebook)

Para o Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena) de Mato Grosso do Sul, lei feita para proteger a população indígena da pandemia de covid-19, na verdade, expõe ainda mais um povo já vulnerável. Sancionada hoje (8), a norma que cria plano emergencial de enfrentamento ao novo coronavírus para comunidades tradicionais teve vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a garantia, pela União, de acesso à água potável, oferta de leitos hospitalares e distribuição de materiais de higiene, limpeza e desinfecção.

A lei ainda barrou a possibilidade de elaboração e distribuição de materiais informativos sobre sintomas da covid-19 em língua indígena, e isentou o governo federal de assegurar distribuição de alimentos às famílias indígenas e quilombolas do País durante a pandemia.

Terena da aldeia Cachoeirinha, localizada em Miranda, o presidente do Condisi, Clenivaldo Pires, avalia de forma negativa a edição da lei.

Acaba piorando mais durante essa pandemia, principalmente com relação ao saneamento de água. Os cientistas vêm dizendo que tem que lavar a mão, manter a higiene, mas essa lei é contrária a isso”, diz.

Pires citou comunidades guarani-kaiowá e guarani-nhandeva, presentes na região Sul-Fronteira, que hoje vivem acampadas à beira de rodovias, onde o acesso à água potável é nulo. “Vivem em situação de extrema miséria”, completa.

Vice-presidente do Condisi e indígena ofaié da aldeia Anodi, situada em Brasilândia, Silvano de Morais de Souza compara o veto à garantia da água ao processo moroso de demarcação de terras no Brasil.

A demarcação de terra, ela é vida. A gente só pede que o governo ressarça aquilo que foi tirado de nós há mais de 520 anos. Agora, tira-se mais um bem nosso. Já tirou a terra e hoje tira o acesso a água”, lamenta.

No ano passado, o MPF (Ministério Público Federal) em Naviraí precisou recorrer à Justiça Federal para obrigar a União a providenciar fornecimento de água potável à escola construída em área ocupada pela comunidade indígena Pyelito Kuê, em Iguatemi.

Auxílio - Outro dispositivo vetado por Bolsonaro previa a adoção de medidas que facilitassem o acesso dos povos tradicionais em áreas remotas ao auxílio emergencial e a benefícios sociais e previdenciários, de modo que garantisse a permanência das populações em suas próprias comunidades e evitasse a possibilidade de contágio pela covid-19 nas áreas urbanas.

Clenivaldo Pires relata situações de indígenas kadiwéu pagarem R$ 600 por frete até o perímetro urbano de Bonito, a fim de ter acesso às instituições financeiras da cidade e outros serviços.

“Em Miranda só tem um banco da Caixa Econômica. As aldeias estão localizadas fora do contexto urbano”, reforça.

Pode mudar - O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado em 17 de junho e, então, encaminhada para sanção de Bolsonaro. O Congresso tem o poder de derrubar os 16 vetos do presidente.

Bolsonaro justificou que barrou a garantia de fornecimento de água potável, distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), de alimentação e acesso a leitos hospitalares porque o projeto não aponta qual seria o impacto disso no orçamento federal.

Conforme a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Mato Grosso do Sul tem 178 casos de novo coronavírus entre indígenas, além de 44 suspeitos e duas mortes em decorrência da doença.

O Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) sul-mato-grossense atende 80,8 mil indígenas de oito etnias diferentes, distribuídos em 78 aldeias.

Nos siga no Google Notícias