ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Saúde prevê maternidade no HR da Capital e Hospital do Pantanal em Corumbá

O Estado quer ainda unidade hospitalar em Coxim que seja gerida pelo Executivo estadual e outra em Dourados

Por Lucia Morel | 21/12/2023 17:39
Mapa com serviços e unidades novas previstos pela SES. (Foto: Reprodução)
Mapa com serviços e unidades novas previstos pela SES. (Foto: Reprodução)

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da SES (Secretaria Estadual de Saúde), quer implantar o Hospital do Pantanal, em Corumbá, e ainda ampliar os serviços do Regional de Campo Grande, oferecendo maternidade e um Centro de Parto Normal. Resolução publicada hoje no Diário Oficial Extra mostra ainda que o Estado quer uma unidade hospitalar em Coxim que seja gerida pelo Executivo estadual e outra em Dourados.

A Resolução 139 de 2023 da SES institui o chamado Plano de Atenção Hospitalar Estadual exclusivo para as unidades próprias e já inclui nele os novos projetos que ainda serão implantados. A publicação não traz detalhamentos do plano e em conversa ao telefone, o secretário estadual de saúde, Maurício Simões, comentou apenas que vai marcar uma coletiva de imprensa para falar sobre as novas unidades e serviços.

Conforme a resolução, a ideia do Plano de Atenção Hospitalar Estadual “tem como objetivo fortalecer a rede hospitalar do Estado de Mato Grosso do Sul e ofertar serviços de saúde e completar vazios assistenciais nas regiões”. Mapa na publicação mostra os serviços e as novas unidades previstas e ainda as grandes regiões a serem beneficiadas.

No HR de Campo Grande, o atendimento na maternidade, no Centro de Parto Normal e Casa de Apoio a serem implantados oferecerá serviço de acompanhamento para parto de risco habitual. No futuro Hospital Regional de Dourados, a ideia é atender alta complexidade de ortopedia adulto e pediátrica, além de realizar cirurgia bariátrica e atendimento de alta complexidade em oftalmologia.

Em Coxim, Hospital Regional a ser implantado terá cuidados intensivos adulto. O HR de lá é gerido pela prefeitura da cidade. E em Corumbá, o futuro Hospital do Pantanal deverá atender gestações de alto risco, neonatologia, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátrica, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e, ainda, leitos de UTI adulto e pediátrica.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias