ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juiz dá 30 dias para governo abastecer farmácias do Hospital Regional

Liminar atende a pedido do Ministério Público, que apontou falta de vários insumos e medicamentos no HR

Humberto Marques | 15/02/2019 15:06
Juiz deu prazo para que farmácias do HR sejam abastecidas, atendendo a solicitação do MPMS. (Foto: Arquivo)
Juiz deu prazo para que farmácias do HR sejam abastecidas, atendendo a solicitação do MPMS. (Foto: Arquivo)

O juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, substituto da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, atendeu a pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e determinou, liminarmente, que o governo estadual e a Fundação de Serviços de Saúde abasteçam, em até 30 dias, as farmácias do Hospital Regional Rosa Pedrossian, na Capital.

A medida visa a encerrar situações como a de pacientes que relatam terem seus tratamentos prejudicados pela falta dos materiais, conforme relatado recentemente ao Campo Grande News.

A liminar, conforme destacou o MPMS, prevê multa diária de R$ 50 mil caso as farmácias não recebam todos os medicamentos, insumos e reagentes que se encontram com o estoque zerado ou em situação crítica na CAF (Farmácia Central), nas Farmácias Satélites (no Centro Cirúrgico, do Pronto Atendimento Médico e na Oncologia), bem como na Central de Abastecimento Farmacêutico e no almoxarifado (depósito) do HR.

Na ação civil pública proposta pela promotora Daniela Guiotti, o MPMS tenta sanar irregularidades relativas à falta de materiais essenciais para a realização de exames e de medicamentos no HR, o maior hospital pertencente ao Estado e que concentra atendimentos para pacientes da Capital e do interior.

Um inquérito civil apontou que houve suspensão no atendimento a pacientes no centro obstétrico e que demandavam serviços de endoscopia, cardiologia clínica e cirúrgica. Em outro apontamento, um paciente com diagnóstico de leucemia estava há dias aguardando por um exame devido a falta de um tipo específico de agulha.

Tanto o Estado como a Funsau alegaram que houve regularização de estoques das farmácias, apresentando relatório da Coordenação de Logística e Suprimentos da fundação. Foi feito levantamento sobre itens que, como apontou o MP, não constavam em estoque ou acabariam em breve.

Em liminar, Carvalho e Silva determinou a juntada dos estudos que indiquem a relação de medicamentos, insumos e reagentes listados pelo Ministério Público, especificando a situação do estoque para comprovar o cumprimento da decisão.

Nos siga no Google Notícias