ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Após polêmica, Sejusp altera regras que travavam trabalho da PM

Aline dos Santos | 01/03/2011 11:47

Uma semana depois de polêmica e reclamações, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) alterou as resoluções que restringiam o trabalho da PM (Polícia Militar). As modificações foram anunciadas na última quinta-feira e publicadas hoje no Diário Oficial.

A resolução 544, publicada hoje, revogou a resolução 541, que obrigava, em caso de prisão em flagrante, que o preso fosse apresentado ao delegado de polícia competente.

Segundo a PM, a exigência iria atravancar o trabalho da corporação, por falta de estrutura nas delegacias. Em Campo Grande, por exemplo, só há plantão em duas unidades durante a noite. A nova resolução estabelece que o preso em flagrante seja levado à delegacia de plantão.

Porém, o ponto mais polêmico era o que acabava com o boletim de ocorrência feito pela PM antes de levar o caso à Polícia Civil. O documento só seria a feito após o flagrante ser lavrado pelo delegado, conforme a avaliação dele a respeito do caso. Agora, será registrado boletim de ocorrência único no Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional).

Prevenção - Já a resolução 543, que vedava ao Serviço de Inteligência da Polícia Militar - a chamada PM2 - a atuação em crimes fora do âmbito militar, foi alterada.

Foi mantido o texto que veda à PM2 proceder investigações criminais comuns

praticadas por civis.

Entretanto, a nova regra permite as ações de monitoramento, como medida de prevenção a crimes. O novo texto informa que “as ações de campo e emprego de tecnologias ou equipamentos na busca de conhecimento devem ser voltadas ao cumprimento de ações de inteligência, inclusive as requisitadas pelas autoridades competentes”.

Durante a polêmica, a PM informou que não faz investigação, trabalho exclusivo da Polícia Civil em relação aos crimes estaduais, mas usa o Serviço de Inteligência para se abastecer de informações na tomada de decisões sobre o policiamento.

Nos siga no Google Notícias