A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/05/2009 19:15

Brasil tem 1ª transmissão de gripe suína dentro do país

Redação

O número de casos confirmados de gripe suína no Brasil subiu nesta sexta-feira para seis - ontem eram quatro.Uma das transmissões da doença ocorreu dentro do país. Os números foram divulgados há pouco pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

De acordo com o ministro, o contágio dentro do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se de um homem de 29 anos, amigo do paciente de 21 anos ainda internado e que já teve o diagnóstico confirmado para a doença.

Ambos tiveram contato no último domingo (3) e são os únicos que permanecem internados. Eles devem ficar no hospital universitário Clementino Fraga Filho, ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por dez dias - tempo que dura o ciclo do vírus.

Outro caso confirmado hoje é de uma criança de 7 anos que passou as férias na Flórida (EUA), ficou internada desde segunda-feira (4) no Hospital Infantil de Florianópolis (SC), e já teve alta.

Três pessoas, que tiveram o diagnóstico de gripe suína confirmados ontem, já tiveram alta médica. Dois deles são de São Paulo e outro, de Minas.

De acordo com Temporão, não há risco de surto da gripe A (H1N1) no país.

O ministro admitiu que não há facilidade de controle de gripe suína nos aeroportos porque o monitoramento dos casos depende de o paciente se manifestar. Ele também disse que a população deve colaborar para que não haja aumento do número de casos.

Temporão afirma que devem procurar o serviço médico as pessoas que viajarem para áreas de risco e retornarem ao Brasil com sintomas ou tiverem contato próximo com pessoas que chegaram do exterior e podem ter contraído a doença.

Entre as recomendações para evitar a doença estão higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão e reduzir o tempo de contato com pessoas potencialmente doentes ou a permanência em ambientes com aglomeração de pessoas.

O mais recente balanço da gripe suína da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que há 2.384 casos de gripe suína em 24 países, incluindo 44 mortos - 42 no México e dois nos Estados Unidos.

Segundo o balanço, o México registra 1.112 casos confirmados em laboratório, incluindo 42 mortes. Os EUA registram oficialmente 896 pessoas infectadas, incluindo duas mortes.

O terceiro lugar por número de casos é ocupado pelo Canadá, com 214 pessoas afetadas. (Com informações da Folha On Line).

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions