ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Brasil tem 1ª transmissão de gripe suína dentro do país

Redação | 08/05/2009 19:15

O número de casos confirmados de gripe suína no Brasil subiu nesta sexta-feira para seis - ontem eram quatro.Uma das transmissões da doença ocorreu dentro do país. Os números foram divulgados há pouco pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

De acordo com o ministro, o contágio dentro do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se de um homem de 29 anos, amigo do paciente de 21 anos ainda internado e que já teve o diagnóstico confirmado para a doença.

Ambos tiveram contato no último domingo (3) e são os únicos que permanecem internados. Eles devem ficar no hospital universitário Clementino Fraga Filho, ligado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por dez dias - tempo que dura o ciclo do vírus.

Outro caso confirmado hoje é de uma criança de 7 anos que passou as férias na Flórida (EUA), ficou internada desde segunda-feira (4) no Hospital Infantil de Florianópolis (SC), e já teve alta.

Três pessoas, que tiveram o diagnóstico de gripe suína confirmados ontem, já tiveram alta médica. Dois deles são de São Paulo e outro, de Minas.

De acordo com Temporão, não há risco de surto da gripe A (H1N1) no país.

O ministro admitiu que não há facilidade de controle de gripe suína nos aeroportos porque o monitoramento dos casos depende de o paciente se manifestar. Ele também disse que a população deve colaborar para que não haja aumento do número de casos.

Temporão afirma que devem procurar o serviço médico as pessoas que viajarem para áreas de risco e retornarem ao Brasil com sintomas ou tiverem contato próximo com pessoas que chegaram do exterior e podem ter contraído a doença.

Entre as recomendações para evitar a doença estão higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão e reduzir o tempo de contato com pessoas potencialmente doentes ou a permanência em ambientes com aglomeração de pessoas.

O mais recente balanço da gripe suína da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que há 2.384 casos de gripe suína em 24 países, incluindo 44 mortos - 42 no México e dois nos Estados Unidos.

Segundo o balanço, o México registra 1.112 casos confirmados em laboratório, incluindo 42 mortes. Os EUA registram oficialmente 896 pessoas infectadas, incluindo duas mortes.

O terceiro lugar por número de casos é ocupado pelo Canadá, com 214 pessoas afetadas. (Com informações da Folha On Line).

Nos siga no Google Notícias