ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Campanha do governo incentiva participação das mulheres na política

Presença feminina é marcante na gestão estadual, que conta com vice-governadora e uma subsecretaria direcionada exclusivamente à defesa dos direitos das mulheres.

Danúbia Burema | 07/03/2018 11:31
Vice-governadora Rose Modesto em entrevista (Foto: Leca)
Vice-governadora Rose Modesto em entrevista (Foto: Leca)

Com o tema “O Protagonismo das Mulheres Sul-mato-grossenses: mais direitos, mais participação, mais poder”, a subsecretaria estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo do Estado, quer incentivar a participação feminina na política, inclusive com vistas às eleições deste ano.

Durante a campanha, que será realizada durante todo o mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, serão realizadas rodas de conversa e palestras na Capital e interior do Estado sobre enfrentamento à violência e participação das mulheres na política.

“Essa é uma data para discutirmos não apenas sobre as conquistas, mas também a respeito dos avanços que ainda podemos fazer, em busca de direitos e igualdade. O crescimento dos espaços na política só vai acontecer quando mais mulheres se organizarem e colocarem seu nome à disposição para a disputa”, afirma a vice-governadora Rose Modesto.

Subsecretária Luciana Azambuja durante discurso (Foto: Leca)
Subsecretária Luciana Azambuja durante discurso (Foto: Leca)

O trabalho da campanha deste mês é focado em ampliar a presença feminina nas esferas onde são tomadas decisões que podem contribuir para melhorar a vida das mulheres. “Acreditamos que o aumento da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão contribui para a superação das desigualdades de gênero”, explica a titular da subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja.

“Vamos nos reunir para discutir política de forma plural, aberta e participativa, respeitando as particularidades de cada partido, mas unidas pela eleição de uma grande bancada feminina”, detalha a subsecretária. “Lugar de mulher é na política e onde mais ela quiser. Com esse pensamento, nossa missão é dizer a todas as mulheres que elas não só podem como devem ter papel ativo na vida pública em seus municípios e estados, bem como ocupar mais espaços na política partidária”, completa.

Em Mato Grosso do Sul, onde as mulheres compõem 52% do eleitorado, o percentual de representação na política é de apenas 12,5%. São três eleitas entre os 24 deputados estaduais e somente uma entre os oito deputados federais. No caso do Senado a representação é maior, com uma mulher entre os três senadores eleitos por MS.

Representatividade - Favorável à ampliação da participação feminina na política, o governador Reinaldo Azambuja já declarou apoio à aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 134/2015, que aguarda votação no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Pela proposta, será assegurada a reserva de cadeiras para mulheres nas próximas legislaturas, com implantação em percentuais gradativos de 10%, 12% e 16% em todas as instâncias representativas do País – de Câmaras de Vereadores, passando por Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados.

Nos siga no Google Notícias