ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Câncer de Mama mata 120 mulheres por ano em MS

Redação | 19/10/2010 12:28

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que o câncer de mama faz, em média, 130 vítimas por ano em Mato Grosso do Sul. A estimativa é que 530 mulheres sejam diagnosticadas com a doença em 2010, sendo que 50% dos casos estão concentrados em Campo Grande.

No entanto, a prevenção pode ajudar a salvar vidas. Nesta terça-feira na Praça Ary Coelho será realizada a 6ª Mobilização Contra o Câncer de Mama.

A partir das 19 horas, diversas atividades de sensibilização e informação serão realizadas, além de atrações culturais e shows musicais.

"A mulher precisa perder o medo de realizar o exame clínico quando percebe algum tipo de nódulo nas mamas. O autoexame é importante, mas não serve como diagnóstico precoce. O exame clínico, ou seja, a mamografia, feito por um profissional pode descobrir a doença. O câncer tem cura", explica Hilda Guimarães de Freitas, gerente técnica responsável pela saúde da mulher da SES.

O perfil da paciente com câncer são, em sua maioria, mulheres na faixa etária acima de 50 anos. O mês de outubro é a concentração de eventos, marcados pela cor rosa que toma conta de monumentos e na distribuição de panfletos explicativos.

Em Campo Grande, o Obeslico, na Avenida Afonso Pena, e o Monumento ao Sobá, na Feira Central ganharam iluminação especial.

A programação da 6ª Mobilização Contra o Câncer de Mama tem início às 19 horas, com abertura da Curumins Cia Teatral. Ainda haverá apresentação do Grupo Litani, Hebert e Evandro, a cantora Amannda e Munhoz e Mariano encerram o evento.

Nos siga no Google Notícias