ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Além da "lei da mordaça", escolas enfrentam restrição ao "Pai Nosso"

Bianca Bianchi | 04/04/2016 17:34
Secretária de Educação do Município, Leila Cardoso Machado, encaminhou o assunto para a Promotoria da Infância e Juventude (Foto: Natalia Yahn)
Secretária de Educação do Município, Leila Cardoso Machado, encaminhou o assunto para a Promotoria da Infância e Juventude (Foto: Natalia Yahn)

Além da "lei da mordaça", que restringe professores a abordarem questões de gênero e até políticas nas escolas públicas e particulares de Campo Grande, outra polêmica tem sido protagonista no ambiente escolar. É que o MPE (Ministério Público Estadual) recomendou a suspensão da realização da oração do "Pai Nosso", normalmente feita antes do início das aulas da rede municipal.

A recomendação do MPE à Semed (Secretaria Municipal de Educação) proíbe "qualquer manifestação de cunho religioso" nas salas de aula das escolas municipais de Campo Grande, alegando "ofensa à liberdade religiosa". O documento é de abril de 2015, elaborado pela promotora Jaceguara Dantas da Silva, então titular da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, depois de uma reclamação sigilosa sobre a situação na escola municipal Professor Hércules Maymone.

O secretário municipal de educação à época, Wilson do Prado, se comprometeu a comunicar todas as unidades escolares sobre a decisão, o que, segundo a coordenadora de um CEINF (Centro de Educação Infantil) da Capital, que não quis ser identificada, nunca aconteceu.

"Nem todas as escolas rezam o pai nosso, varia muito de acordo com a diretora, mas tem muita professora e recreadora que faz sem nem a diretora saber. De qualquer forma, nunca chegou pra gente nenhum e-mail ou circular, nada de comunicado oficial", contou.

Recentemente, o assunto veio à tona de novo quando o Promotor Luciano Furtado Loubet reiterou pedido de informações a respeito do cumprimento ou não da recomendação, depois que um professor reclamou que as orações continuavam acontecendo.

Loubet esclerece que a recomendação tem dois fundamentos: pela Constituição Federal o estado é laico, ou seja, um estado que não tem religião, e o segundo é pela liberdade de religião.

"Esse é um tema sensível, mas é de fácil resolução, se comparado a problemas de falta estrutura escolar, de merenda, e etc. Se o pai ou a mãe faz questão que o filho reze o pai nosso antes da aula, é só o pai rezar com o filho antes de sair de casa. Não precisa terceirizar essa função", comentou.

A Secretária de Educação do Município, Leila Cardoso Machado, afirma que a Semed é contra a recomendação e que levou o assunto até a 27ª Promotoria de Infância e Juventude.

"A criança tem que ter valores, porque estamos formando cidadãos. Estamos partindo do pressuposto que o estado é laico, ninguém é obrigado a nada, mas têm crianças que sentem falta e pedem que seja feito", afirmou a secretária.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com o promotor Sérgio Harfouche da Infância e Juventude, mas não obteve retorno.

Lei da mordaça - De autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB), o projeto de Lei 8.242/16 foi aprovado na Câmara Municipal de Campo Grande na quinta-feira (31) com apenas dois votos contrários. O texto proíbe, entre outras coisas, o Poder Público a promover nas escolas, atividades de orientação sexual dos alunos, principalmente no que se refere a conteúdos relacionados a ideologia de gêneros.

Ele traz um anexo com "deveres dos professores" em que, por exemplo, restringe a atuação dos docentes em assuntos relacionados a políticas ou ideologias nas unidades de ensino. Impõe regras também na abordagens de temas relacionadas às áreas sócio-culturais e econômicas, ressaltando que o tratamento deve ser feito de "forma justa".

Nos siga no Google Notícias