ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Além de radar, fim de contratos desativa “Olho Vivo” em semáforos

Aline dos Santos | 16/02/2017 12:17
Cidade está sem fiscalização eletrônica fixa desde de dezembro de 2016. (Foto: André Bittar)
Cidade está sem fiscalização eletrônica fixa desde de dezembro de 2016. (Foto: André Bittar)

Além dos radares e lombadas eletrônicas, Campo Grande também está sem o “Olho Vivo” nos semáforos desde o mês de dezembro. Os dispositivos controlam avanço de sinal, parada na faixa de pedestres e excesso de velocidade.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os equipamentos, do Consórcio Cidade Morena, também foram desativados. Ainda de acordo com a assessoria, são 106 faixas de “Olho Vivo”. Conforme o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, o contrato com o consórcio terminou em dezembro e não foi renovado.

Na mesma situação, estão os radares e lombadas eletrônicas, cujo contrato com a Perkons S/A terminou em dezembro de 2016. Segundo o diretor, todos os equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito terão uma nova licitação. “O edital vai sair nos próximos dias. Falta um detalhe ou outro”, diz Janine. O valor da licitação não foi revelado.

Com todos os equipamentos desativados, a Agetran informa que mantém dois radares móveis, que circulam pelas avenidas, e é obrigação do condutor respeitar a sinalização de velocidade máxima nas ruas. “Quero frisar que os radares móveis podem estar em qualquer via. E o motorista tem obrigação de andar na lei”, salienta.

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) continua fiscalizando, por meio de lombadas, o trânsito no Parque dos Poderes.

Sem multa - Segundo a assessoria de imprensa da Perkons, o contrato com a prefeitura acabou em dezembro de 2016 e não há dívidas pendentes. Ainda segundo a empresa, os 66 equipamentos estão ligados, porém, não multam.

“Essa foi uma decisão da empresa para que os limites de velocidade continuem sendo respeitados na cidade, e tem o intuito de proteger a vida e garantir a segurança viária, beneficiando a população, princípios da fiscalização eletrônica de trânsito”, diz a nota.

O Consórcio Cidade Morena, conforme o que foi encontrado pela busca em diários oficiais oferecida pela página da prefeitura, foi contratada em 2010, na administração de Nelson Trad Filho.

Nos siga no Google Notícias