ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Anac mira aeronaves agrícolas em MS na operação contra voos irregulares

Zana Zaidan | 26/03/2014 19:45
Com as aeronaves em solo, fiscais da Anac realizam abordagem (Foto: Cleber Gellio)
Com as aeronaves em solo, fiscais da Anac realizam abordagem (Foto: Cleber Gellio)

A movimentação de aeronaves agrícolas, que responde pela maior parte do tráfego aéreo em Mato Grosso do Sul, é um dos principais focos de Operação Voe Seguro, da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) que começou hoje (26) em Campo Grande. Os aeroportos Internacional, Teruel e Santa Maria passaram por fiscalização, com apoio do Comando da Aeronáutica e da Polícia e Receita Federal.

Na Operação Voe Seguro, aeronaves (exceto as que realizam voos comerciais) são abordadas por fiscais da Anac nas pistas de pousos e decolagens, uma forma de detectar irregularidades tanto do piloto como do equipamento, em uma espécie de "blitz" da aviação. Gerente de operações da Anac, Cícero Feitosa, responsável pela fiscalização, explica que a aviação agrícola "é maior preocupação".

O monitoramento destas aeronaves é restrito ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Aeronáutica - que fiscaliza irregularidads no plano de voo - o que impede a checagem da manutenção das aeronaves.

"A presença dessas aeronaves é aqui é muito espessa, e elas não passam por aeroportos, onde as abordagens são feitas. A movimentação é toda dentro das propriedades rurais", aponta Feitosa. No Estado, 454 aeronaves estão em operação. A Anac não possui dados especificados sobre quantas são agrícolas, mas atesta que se trata da grande maioria.

A verificação das condições da aeronave - pneu careca, fuselagem, excesso de carga - é determinante para evitar acidentes aéreos.

Depois do trabalho de fiscalização, serão realizadas oficinas do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para disseminar a cultura da segurança de voo.

Operação - Esta é a primeira vez que a operação passa por Mato Grosso do Sul. Até as 13 horas de hoje, 140 aeronaves foram monitoradas pelo Decea e 60 delas fiscalizadas e 28 foram abordadas em solo pela Anac, que encontrou 14 irregularidades.

Nos siga no Google Notícias