ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Antes da mudança, pelotão de trabalhadores leva água e luz para residencial

Futuros moradores circulam por apartamentos, mas móveis chegam a partir de 2ª-feira

Aline dos Santos e Guilherme Correia | 01/07/2022 11:29
Equipes  de empresas de água, luz e internet cadastram clientes em residencial. (Foto: Marcos Maluf)
Equipes  de empresas de água, luz e internet cadastram clientes em residencial. (Foto: Marcos Maluf)

Com as chaves entregues ontem durante visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Campo Grande, a sexta-feira (dia 1º) é de muita movimentação nos apartamentos do residencial no Jardim Canguru. Na linha de frente, um pelotão de funcionários das concessionárias prepara as ligações de água, energia elétrica e internet.  Os futuros moradores circulam pelos imóveis, mas a mudança será a partir de segunda-feira.

Ontem, a diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), Maria do Carmo Avesani Lopez, informou que mudança seria liberada após a solenidade com o presidente. Hoje, os moradores contaram que foram comunicados sobre a mudança na semana que vem, pois ainda é preciso dotar os imóveis dos serviços básicos.

Medidores de energia elétrica de novos apartamentos. (Foto: Marcos Maluf)
Medidores de energia elétrica de novos apartamentos. (Foto: Marcos Maluf)

No residencial, foram montadas tendas de atendimento das concessionárias, que cadastram os novos clientes. A síndica Clea Antunes Pereira, 38 anos,  conta que a maioria das 300 chaves já está com os proprietários. “Estão todos muito contentes e muito felizes”. Ela é diarista e morava numa área de comodato, nas imediações dos prédios.

Michel Sávio Garcia, 41 anos, conta que prepara a mudança para trocar o Jockey Club pelo Jardim Canguru. “Achei legal, gostei, só é muito pequenininho”, diz, sobre o apartamento.

Namorada de Michel, que é cadeirante, a dona de casa Gegiane Aparecida de Oliveira, 45 anos, elogiou a acessibilidade, com banheiro adaptado. O casal vai morar no térreo.

Os namorados Michel e Gegiane preparam mudança para novo lar. (Foto: Marcos Maluf)
Os namorados Michel e Gegiane preparam mudança para novo lar. (Foto: Marcos Maluf)

Desempregada, Maysa Rodrigues, 27 anos, vai morar com os três filhos. A renda vem do Auxílio Brasil, ainda chamado de Bolsa Família, pela beneficiária. “Vim cuidar da burocracia, ligar a luz e a água. Estou muito feliz, espero que seja uma vida nova”, diz a jovem, que logo se emociona. Ela pagava aluguel e estava na fila por um imóvel há três anos.

O empreendimento imobiliário faz parte do programa Casa Verde e Amarela. O governo federal investiu R$ 24 milhões, enquanto Mato Grosso do Sul deu contrapartida de R$ 5 milhões. A prefeitura de Campo Grande elaborou o projeto executivo da obra, doou o terreno e pavimentou o acesso ao residencial.

“Vim cuidar da burocracia, ligar a luz e a água", conta Maysa. (Foto: Marcos Maluf)
“Vim cuidar da burocracia, ligar a luz e a água", conta Maysa. (Foto: Marcos Maluf)

Mato Grosso do Sul tem déficit habitacional de 71.966 moradias. A estimativa foi feita pela Fundação João Pinheiro/IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano passado, foram entregues 2.076 casas populares no Estado, sendo 1.816 unidades habitacionais e 260 lotes urbanizados. A meta em 2022 é entregar 1.400 unidades.

Nos siga no Google Notícias