Antigo prédio comercial vira ponto de descarte de lixo em pleno Centro da cidade
Segundo vizinha, moradores de rua levam entulho para o imóvel em troca de pequenas quantias em dinheiro
Restos de entulho, móveis quebrados, cobertores e embalagens de marmitas compõem o cenário de um imóvel abandonado na Rua Barão do Rio Branco. O único “morador fixo” do local é um vira-lata caramelo, que divide espaço com a sujeira. O prédio fica em frente à antiga rodoviária, no Centro de Campo Grande, e tem sido usado por usuários de drogas para o descarte irregular de entulho em troca de pequenas quantias em dinheiro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Há anos, pessoas em situação de rua que circulam pela região central utilizam o imóvel para estadias temporárias, seja para se abrigar durante a noite ou para o consumo de drogas. Imagens do Google Street View registradas ao longo dos últimos 15 anos mostram o avanço da degradação do prédio, que já funcionou como agência de viagens.
A comerciante Nívea Vilena, de 44 anos, relata que é comum presenciar pessoas queimando fios de cobre no local. “Alguns vizinhos, quando limpam o quintal, oferecem R$ 5 para o pessoal retirar o entulho. Eles levam tudo para esse imóvel e usam o dinheiro para comprar droga”, contou à reportagem.
O prédio entrou em estado de abandono há alguns anos. Em 2011, o então proprietário era José Alberto dos Santos Rosa, autor do feminicídio de Rosana Camargo de Assis, de 29 anos, morta em 25 de agosto daquele ano, a poucos metros do local.
Segundo a Nívea, após o crime e a morte do homem, em 2021, o imóvel foi fechado e passou por processo de partilha. Posteriormente, os herdeiros venderam o prédio ao atual proprietário, que afirma estar exausto de tentar manter o local limpo.
“A gente arruma de manhã e, à tarde, já arrebentam tudo de novo. Eu já limpei mais de 100 vezes. Chega uma hora que não dá mais. Sem segurança, não tem como”, disse.
O Campo Grande News questionou a Prefeitura de Campo Grande sobre a situação do imóvel, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.







