ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Apesar de "ótima" conduta, assassino de Dudu já tenta semiaberto há 2 anos

No processo de execução penal, Cido, 63 anos, é citado como um preso de conduta carcerária "ótima"

Aline dos Santos | 09/08/2019 06:13
Dudu desapareceu em dezembro de 2007 e enterro foi em setembro de 2010. (Foto:  João Garrigó/Arquivo)
Dudu desapareceu em dezembro de 2007 e enterro foi em setembro de 2010. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

Em 31 de março de 2010, José Aparecido Bispo da Silva, o Cido, foi condenado a 26 anos de prisão pela morte do menino Dudu, vítima, aos 10 anos, de um crime bárbaro. Os primeiros cálculos de pena apontavam progressão para o regime semiaberto em 5 de setembro de 2019. Mas os anos passaram, Cido trabalhou no presídio, principalmente na atividade de beneficiamento de crina, e, de remição em remição, viu o direito previsto em lei ser antecipado para março de 2017.

Desde então, a Justiça tem negado os pedidos e o preso já passou por quatro exames criminológicos, em busca de uma resposta: ele pode ir para um regime mais brando? A situação divide o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e a Defensoria Pública.

No processo de execução penal, Cido, 63 anos, é citado como um preso de conduta carcerária “ótima”. Mas, para a promotora Paula Volpe, apenas o parecer disciplinar não era suficiente. Em maio de 2017, pediu a primeira avaliação psicológica. O resultado foi de que não estava apto para o regime prisional semiaberto.

Terceiro filho de um prole de cinco, o preso contou que começou a trabalhar aos 7 anos na lavoura, aos 14 anos mexia com maquinário pesado e se aposentou após acidente de trabalho. Sem reconhecimento de culpa, mostrava-se “significativamente frio, distante, desafeiçoado, sem contato e troca importante com seus semelhantes”.

O resultado foi duramente criticado pela defensora pública Juliana Claudia Honorio Lyrio, que atuava em substituição legal. “Em verdade, o conteúdo do laudo ora impugnado é em sua maioria idêntico a outros já realizados e referentes a outros condenados, como se, curiosamente, todos os indivíduos encarcerados tivessem o mesmo perfil psicológico”. O posicionamento destaca que até 2017 Cido não recebeu tratamento psicológico.

No ano seguinte, 2018, foi realizado novo laudo, desta vez por um segundo psicólogo. Questionado sobre o significado de arrependimento, Cido disse que sentiu arrependimento por ter se deixado envolver com a mãe de Dudu. O resultado do segundo laudo foi uma recomendação para progressão de regime. A constatação foi de que o preso possui “equilíbrio emocional e capacidade de controlar os seus impulsos primários”.

Cido foi condenado a 26 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. (Foto: Arquivo)
Cido foi condenado a 26 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. (Foto: Arquivo)

A promotoria solicitou uma nova perícia, desta vez usando o exame Rorschach, conhecido como teste do borrão de tinta. Recentemente, ele foi aplicado em Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado a Jair Bolsonaro e que está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande. As manchas de tintas são apresentadas para que a pessoa dê um significado ao que vê, o que possibilita projetar aspectos da personalidade.

O autor do segundo laudo não achava o método como o mais adequado, defendendo testes mais simples, de fácil compreensão por quem é avaliado. O terceiro exame foi deferido pela Justiça e anexado ao processo em agosto do ano passado.

Um terceiro profissional também deu parecer contrário à ida do preso para o semiaberto. “O caso analisado evidencia uma situação em que se sugere contra indicar a concessão de benefício, pois o examinando não apresenta condições psicológicas que favoreçam um controle suficiente para retomar o contato amplo e irrestrito com a sociedade”.

Em junho deste ano, a promotora solicitou novo exame criminológico. A Justiça indicou o segundo perito, que foi favorável à progressão de regime. Mas o Ministério Público contestou a escolha, porque mais uma vez quer análise pelo exame Rorschach. A promotora pede uma avaliação mais aprofundada, destacando que Cido praticou homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Ainda conforme a denúncia, o menino sofreu intensamente até a morte. O exame estava agendado no começo deste mês e seria realizado pela primeira perita, que deu parecer contrário à progressão em 2017. O resultado ainda não foi anexado ao processo, que tramita na 1ª Vara de Execução Penal de Campo Grande.

Busca e dor - O menino desapareceu em 22 de dezembro de 2007, em Campo Grande. A família saiu em busca da criança, com uma procura que comoveu a cidade. O desfecho foi a prisão de Cido, que foi companheiro da mãe da criança, e Holly Lee de Souza.

Segundo as investigações, Dudu foi torturado e morto por Cido e mais quatro pessoas. A criança  teve o corpo retalhado e incendiado. Como está preso desde 2009, a previsão inicial era de que a pena de Cido chegasse ao fim em 2035. Com as remições por dias trabalhados, o fim está previsto para 2033. Ele cumpre pena no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande).

Nos siga no Google Notícias