A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/11/2013 10:48

Após acidente, posto só abastece se piloto descer da moto na Capital

Aliny Mary Dias
Motociclistas devem descer das motos no momento do abastecimento, afirma norma (Foto: Marcos Ermínio)Motociclistas devem descer das motos no momento do abastecimento, afirma norma (Foto: Marcos Ermínio)

Iniciada há dois meses por iniciativa de uma rede de postos de combustíveis de Campo Grande, a exigência para que motociclistas desçam das motos no momento do abastecimento começa a ganhar força nos postos da cidade. Apesar do movimento recente, a saída dos motociclistas de cima dos veículos durante o abastecimento do tanque é norma da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A situação que motivou a iniciativa ocorreu há cerca de dois meses em um posto da Rede Bonatto quando o celular de um motociclista tocou no momento do abastecimento e causou um princípio de incêndio.

Diante do incidente, o posto resolveu estabelecer como norma interna a saída dos motociclistas dos veículos. A exigência se espalhou pela cidade e não é difícil encontrar postos que pedem a descida dos pilotos.

No posto da rede Kátia Locatelli localizado na Avenida Costa Silva, todo motociclista precisa descer do veículo para que o tanque seja abastecido. “Nós pedimos com educação e a maioria colabora, mas já houve casos que alguns disseram que não iriam voltar porque em outros postos não exigem, mas a maioria desce para a gente abastecer”, explica Suelen Marcon, 27 anos, chefe de pista.

Para o moto entregador Edilson Francisco, 44, a exigência é positiva e protege aqueles que trabalham diariamente em cima das motocicletas. “Eu acho muito mais seguro assim, é a maneira correta e poderia virar lei”, afirma o profissional.

Moto entregador é a favor de norma por considerar mais segura (Foto: Marcos Ermínio)Moto entregador é a favor de norma por considerar mais segura (Foto: Marcos Ermínio)

Outro que aprovou o pedido é o vendedor Ramão Balbuena, 45, ele foi orientado pelo frentista a descer da moto e se disse surpreso. “Foi a primeira vez, mas acho muito importante porque é bastante seguro. É uma coisa muito boa que todos os postos poderiam copiar”, completa.

Apesar de tratada como novidade por alguns frentistas e gerentes, a exigência é normatizada pela agência reguladora do setor, garante o assessor técnico do Sinpetro-MS, Edson Lazaroto. No posto localizado no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, por exemplo, o gerente garante que nenhuma ordem foi repassada para os funcionários.

“Nunca ouvi falar nisso, ninguém repassou nenhuma orientação para a gente. Qualquer motociclista que chegar aqui vai ter a moto abastecida sem descer mesmo”, conta o Militão Renovato, gerente do estabelecimento.

Até o gerente de outro posto da rede Kátia Locatelli foi surpreendido pela exigência. “Não recebemos nenhum comunicado, inclusive eu abasteci em outro posto da mesma rede esses dias e pediram para eu descer”, conta o gerente Moacir Ferreira responsável pelo posto localizado na Avenida Afonso Pena com a Rua Terenos.

Mesmo com a norma, muitos não descem de motos ao abastecer (Foto: Marcos Ermínio)Mesmo com a norma, muitos não descem de motos ao abastecer (Foto: Marcos Ermínio)

Regra – Lazaroto explica que além da descida dos pilotos, a normatização obriga que os motociclistas e motoristas não atendam celular durante o abastecimento. “É uma norma que pela comodidade não é cumprida, mas está nas exigências da ANP e todos postos devem cumprir”, explica o assessor técnico do Sinpetro-MS.

Outro ponto da norma desconhecido por muitos motoristas e até funcionários de postos é o abastecimento com GNV (Gás Natural Veicular). A regra exige que não haja ninguém no veículo no momento do abastecimento, mas poucos são aqueles que saem do carro, afirma Lazaroto.

Em Mato Grosso do Sul, 320 postos de combustíveis são filiados ao sindicato dos postos e por conta da “novidade” em alguns estabelecimentos, o Sinpetro-MS não descarta reforçar a orientação por meio de comunicados.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Fui surpreendido no posto da Shel Bairro Demarchi em S.B.C. onde abasteço meus carros e minhas motos a mais de 2 anos. o frentista foi muito mau educado e arrogante me exigindo que desse-se da moto para abastecer.resumindo minha moto é muito alta estava com minha esposa na garupa com duas sacolas e quando ela foi desser da moto teve uma torção grave no tornozelo pois ela quando sobe na moto tem que ter uma guia elevada pois ela e de estatura baixa. resumindo fui até o gerente geral desse posto e falei com o mesmo sobre o ocorrido e o mesmo mandou procurar meus direito. pois é o que estou fazendo.essa regra de os postos dotaram NÂO É UMA LEI e sim uma regra imposta pela ANP. exigir descer da moto na lei da processo por constrangimento. se mandarem voce descer da moto procureo outro posto
 
Luis Augusto Alves Bassi em 27/01/2014 08:55:47
Tomara que essa iniciativa de certo, e que os motociclistas (eu sou um deles) não sejam tão ignorantes como eu conheço vários. Eu trabalho em um posto de combustivel e sei como será dificil colocar essa cultura nas pessoas de campo grande. Uma vez um chegou reclamando para mim lá no posto porque o cara disse que não abasteceria se ele não descesse da moto, ele ficou indignado com a situação. Alguns chegam fumando, e se você pede para apagar o cigarro os caras ficam doido da vida e começam a falar um monte para você. É de se indignar. Infelizmente muitas pessoas falam da boca para fora que é uma boa iniciativa, mas quando o tem que fazer não fazem.
 
Lucas Souza em 04/11/2013 17:29:56
Tirei minha habilitação em 2000, e não falaram nada sobre descer da moto quando for abastecer. Mas legal, segurança nunca é demais.
 
Frank William em 04/11/2013 15:43:45
Quem viaja para a Argrntina, Chile sabe que tem que descer da moto, na europa não só desce como você mesmo abastece, aqui no Brasil o pais do jeitinho, e mal costume, todo mundo gosta de burlar as leis. Produto altamente inflamável, motor quente, só idiota para querer fica em cima.
 
sidnei arioza em 04/11/2013 14:47:08
Se não quiser voltar será um cliente a menos, mas pelo menos o posto esta se resguardado de algo pior. Se a regra é descer e o piloto não quer, que vá abastecer em outro posto, mas um dia todos os postos vão seguir a lei, ai o pobre vai ter que andar de bicicleta ou descer da moto.
 
Alex andré de souza em 04/11/2013 14:24:08
eh Posto Katia hem...um grande posto exemplar....não somente por essa iniciativa, mas também pelo atendimento.. estão de Parabéns.....#FrentistaReginaldoFamoso
 
ane Lauriete F. dos S. em 04/11/2013 13:55:12
Além de descer da moto, os frentistas deveriam exigir que o motoqueiro tire o capacete. Nada mais seguro que o frentista olhar na cara do motoqueiro que está abastecendo.
Além dos frentistas trabalharem mais seguros, esta exigência colaboraria com as filmagens feitas por câmeras instaladas nos postos de gasolina.
Está dada a sujestão.
 
VALDIR VILLA NOVA em 04/11/2013 13:37:47
É uma ideia excelente, para toda a segurança tanto para o motoqueiro e para os funcionário dos postos.
 
rosinha conceiçao em 04/11/2013 13:34:05
O que não dá pra entender é que na auto escola isso é ensinado, aí o cara vêm e fala que tá surpreso, tirou carteira onde meu amigo?
 
Junior Ferreira em 04/11/2013 12:37:41
Apesar de ser chato descer da moto, é muito importante, pois é nossa segurança que está em jogo. Já abasteci neste posto e tive que descer da moto. Parabéns a esta nova regra importante...
 
Ewerton Tabosa em 04/11/2013 11:24:14
Informação importante
 
Luciano Christian em 04/11/2013 11:08:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions