ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Câmeras monitoram avenidas por 24 horas para fazer raio-x do trânsito

Agetran prepara estudo que vai guiar mudanças futuras no tráfego, sinalização e obras necessárias nas principais vias da cidade

Anahi Zurutuza | 16/11/2016 17:34
Equipamento instalado no semáforo da Afonso Pena vigia veículos o dia todo (Foto: Alcides Neto)
Equipamento instalado no semáforo da Afonso Pena vigia veículos o dia todo (Foto: Alcides Neto)

Uma câmera instalada no semáforo nos altos da avenida Afonso Pena, em frente ao Pátio Avenida, está monitorando o trânsito no local há algumas semanas. O equipamento já coletou dados no cruzamento da Afonso Pena com a avenida Tiradentes para um raio-x sobre tráfego em Campo Grande que está sendo preparado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

O trabalho começou há dois meses e deve ser ampliado para outras vias arteriais e ruas movimentadas da Capital com a compra de mais duas câmeras.

O objetivo é coletar o maior número de informações sobre quantidade e tipo de veículos que transitam pelas ruas e avenidas, e também de acidentes para um estudo completo sobre o trânsito.

“Dependendo da análise das imagens que é feita, pode se saber quantos caminhões, carros, motos e até bicicletas passam em cada faixa ou até quanto tempo ficam parados”, informou a Agetran, por meio da assessoria de imprensa.

Os dados já estão sendo compilados por técnicos do CIT (Centro Integrado de Tecnologia), onde são tabulados por um software simulador de engenharia de tráfego. No futuro, as informações vão servir para planejar mudanças na sinalização e obras necessárias para as principais vias da Capital.

Na prática, os efeitos do estudo só serão sentido no próximo ano.

Nos siga no Google Notícias