A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

17/08/2012 10:20

Campo Grande ocupa 33ª posição em ranking de saneamento básico

Fabiano Arruda e Paula Vitorino

Estudo, que analisou cem cidades brasileiras, mostra que melhores resultados estão fora das capitais

Ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico OG Associados, coloca Campo Grande na 33ª posição no serviço de saneamento básico entre cem cidades pesquisadas em todo Brasil.

Conforme o levantamento, divulgado pelo Uol nesta sexta, entre os critérios analisados, estão indicadores como atendimento total de água, investimentos feitos no ano, receita do município, quantidade de novas ligações de água, ligações faltantes para a universalização e perda de água (desperdício, roubo, ligações irregulares e vazamentos).

Pelo estudo, a maioria dos municípios analisados ainda está distante da universalização dos serviços de coleta de esgoto. O ranking mostra que os dez melhores resultados estão fora das capitais do País.

Campo Grande aparece atrás de cidades como Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Goiânia (GO), mas à frente de Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza, Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Maceió (AL).

Na outra ponta, as cinco capitais com pior desempenho são da região norte do País. Porto Velho (RO) e Macapá (AP) ocupam a penúltima e última posições, respectivamente.

As dez primeiras posições, ainda conforme o levantamento, são ocupadas por cidades do litoral e do interior de Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Prefeito Nelsinho Trad diz que, em sete anos, meta é Campo Grande estar entre as três melhores cidades do País. (Foto: Pedro Peralta)Prefeito Nelsinho Trad diz que, em sete anos, meta é Campo Grande estar entre as três melhores cidades do País. (Foto: Pedro Peralta)

Os números do estudo, realizado desde 2007, têm como base dados de 2010 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), publicado pelo Ministério das Cidades.

Meta - O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), disse, nesta manhã, que dentro de sete anos a cidade vai ser a única capital com 100% de água tratada e esgotamento sanitário e vai estar entre as três melhores do País no serviço.

Ele admitiu ter conhecimento da posição que o município ocupa atualmente e considerou o desempenho como regular.

Trad ainda preferiu ressaltar os números de seu mandato em relação a saneamento básico. O peemedebista diz que assumiu a Prefeitura com 27% do serviço e vai entregar com 70%. “E está tudo certo e assinado para chegar a 100% em sete anos”, completou.

Trad fecha a semana dando ordem para construção de posto de saúde
O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) encerra esta sexta-feira dando ordem de serviço para construção de UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro Arnal...
Cresce nível de conhecimento do brasileiro sobre saneamento básico, diz pesquisa
O nível de conhecimento dos brasileiros sobre saneamento básico cresceu 16 pontos percentuais em 2012, quando comparado com 2009, segundo pesquisa T...
Capital vai antecipar em 5 anos meta de universalização do serviço de saneamento básico
Campo Grande pode se tornar dentro de oito anos, em 2020, a primeira Capital brasileira com 100% da população atendida com coleta e tratamento de esg...
Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho
A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, ...


Esse serviço é privatizado, nós contribuintes pagamos caríssimo para instalação de 1 cano: R$.382,00 em 36x de 16,56. A prefeitura não fez e não está fazendo nenhum benefício nisso. O povo tem que abrir o olho para propaganda ENGANOSAS. Nós pagamos caro por um serviço de uma Empresa privada.
 
luiz alves em 17/08/2012 10:49:32
Algo interessante. Na prefeitura o bairro Jardim Imá consta como 100% saneado. água e esgoto, só que esgoto existe em algumas ruas, confluentes com santo antônio, Jardim Petrópolis... e rua Belém próximo a Julio de Castilho. e parece que acaba por aí. Decepção!
 
Ed Borges Dourado em 17/08/2012 07:30:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions