ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Campo Grande ocupa 33ª posição em ranking de saneamento básico

Fabiano Arruda e Paula Vitorino | 17/08/2012 10:20

Estudo, que analisou cem cidades brasileiras, mostra que melhores resultados estão fora das capitais

Ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria especializada em saneamento básico OG Associados, coloca Campo Grande na 33ª posição no serviço de saneamento básico entre cem cidades pesquisadas em todo Brasil.

Conforme o levantamento, divulgado pelo Uol nesta sexta, entre os critérios analisados, estão indicadores como atendimento total de água, investimentos feitos no ano, receita do município, quantidade de novas ligações de água, ligações faltantes para a universalização e perda de água (desperdício, roubo, ligações irregulares e vazamentos).

Pelo estudo, a maioria dos municípios analisados ainda está distante da universalização dos serviços de coleta de esgoto. O ranking mostra que os dez melhores resultados estão fora das capitais do País.

Campo Grande aparece atrás de cidades como Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Goiânia (GO), mas à frente de Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza, Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Maceió (AL).

Na outra ponta, as cinco capitais com pior desempenho são da região norte do País. Porto Velho (RO) e Macapá (AP) ocupam a penúltima e última posições, respectivamente.

As dez primeiras posições, ainda conforme o levantamento, são ocupadas por cidades do litoral e do interior de Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Prefeito Nelsinho Trad diz que, em sete anos, meta é Campo Grande estar entre as três melhores cidades do País. (Foto: Pedro Peralta)
Prefeito Nelsinho Trad diz que, em sete anos, meta é Campo Grande estar entre as três melhores cidades do País. (Foto: Pedro Peralta)

Os números do estudo, realizado desde 2007, têm como base dados de 2010 do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico), publicado pelo Ministério das Cidades.

Meta - O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), disse, nesta manhã, que dentro de sete anos a cidade vai ser a única capital com 100% de água tratada e esgotamento sanitário e vai estar entre as três melhores do País no serviço.

Ele admitiu ter conhecimento da posição que o município ocupa atualmente e considerou o desempenho como regular.

Trad ainda preferiu ressaltar os números de seu mandato em relação a saneamento básico. O peemedebista diz que assumiu a Prefeitura com 27% do serviço e vai entregar com 70%. “E está tudo certo e assinado para chegar a 100% em sete anos”, completou.

Nos siga no Google Notícias