ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Capital pode ter Porto Seco junto ao Terminal Intermodal de Cargas

João Humberto | 10/12/2010 22:53
Foto: David Majella.
Foto: David Majella.

A prefeitura de Campo Grande encaminhou à Receita Federal a publicação de análise preliminar para implantação de um Porto Seco junto ao Terminal Intermodal de Cargas na Capital.

O documento foi entregue na semana passada para análise à superintendência da Receita Federal em Brasília (DF) pelo delegado da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, Edson Ishikawa.

O delegado explica que a partir de agora será feito um estudo de viabilidade da implantação do Porto Seco pela Receita Federal para, no caso de aprovação do projeto, serem iniciadas as licitações e em seguida o alfandegamento.

A Delegacia da Receita Federal em Campo Grande também vai estudar a análise entregue pela prefeitura como forma de complementar as informações sobre as características locais que podem favorecer a implantação do Porto Seco.

Para Ishikawa, o mais importante é que a união entre a vontade do poder público, interesse dos empresários e mobilização da sociedade facilita a aprovação do projeto de um Porto Seco em Campo Grande.

O parecer da Superintendência Nacional da Receita Federal ainda não tem data de emissão. O documento que contém a análise preliminar tem aproximadamente 300 páginas e contextualiza a importância da economia agropecuária de Mato Grosso do Sul para o Brasil, apresentando as principais características da produção estadual e indicadores econômicos.

Segundo o documento, Mato Grosso do Sul apresenta expressivo intercâmbio comercial com o mercado interno (com as regiões Sudeste e Sul do país) e com o mercado externo por meio de importações e exportações de volume expressivo. Grande parte tem origem e destino ao município de Campo Grande, principal pólo econômico do estado, responsável por 53% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A implantação do Porto Seco é fundamental para a complementação das atividades no Intermodal de Cargas, que irá viabilizar conexão entre duas ou mais modalidades de transporte, proporcionando transferência de cargas com maior eficiência e rapidez.

Portanto o alfandegamento do terminal otimiza toda esta atividade e ainda é de vital importância para o problema de diversos portos secos brasileiros: o congestionamento que causa perdas diversas aos produtores de cargas perecíveis, por exemplo.

O documento ainda traz análises sobre agricultura, pecuária, mineração, bioenergia e desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul como um todo, bem como perspectivas para o setor, dados socioeconômicos e atual infraestrutura de transportes. Há ainda o detalhamento de dados que comprovam os benefícios da implantação de um porto seco para o setor produtivo. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias