ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campo Grande poderá ter delegacia conciliadora para crimes de menor potencial

Francisco Júnior e Ana Paula Carvalho | 10/08/2011 08:52

Delegacia poderá ser implantada este ano. Ideia faz parte de projeto de doutorado do delegado de polícia Fernando Nogueira

Campo Grande poderá ter uma delegacia conciliadora, a chamada Necrim (Núcleo Especial Criminal). De acordo com o idealizador do projeto em Mato Grosso do Sul, delegado Fernando Nogueira, a implantação do núcleo na Capital poderá acontecer ainda este ano. “ Esta semana vou ter uma reunião no Tribunal de Justiça para discutir a implantação do núcleo”, afirmou.

O estudo sobre o Necrim é tese de doutorado do delegado. Para ele, a delegacia conciliadora servirá para resolver pequenos crimes. “O delegado vai ser um conciliador. Na delegacia podemos resolver crimes, considerados pequenos, mais rápidos. Por exemplo, brigas entre vizinhos. A população quer uma resposta rápida”, explicou Fernando Lopes, que é o delegado titular do 5º Distrito Policial e docente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O delegado disse que esse é um projeto dele em parceria com a parceria da diretoria da Polícia Civil e a associação que reúne os delegados no Estado.

O Necrim já foi implantado em outros estados. Entre as atribuições destaca-se a atividade de conciliação preliminar de pequenos conflitos, que consiste na tentativa de composição do conflito entre as partes envolvidas nas infrações penais de menor potencial ofensivo, realizada pelo delegado de polícia, sempre na presença de um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A conciliação preliminar é realizada somente nos crimes de ação penal pública condicionada à representação ou de ação penal privada.

Nos siga no Google Notícias