ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Carnaval vai embora, mas estragos sobram na Orla Ferroviária

Região virou ponto de encontro dos foliões que resolveram fazer a própria festa durante os quatro dias de festa

Geisy Garnes e Maressa Mendonça | 26/02/2020 14:38
Grades do guarda-corpo foram arrancadas durante a festa de terça-feira. (Foto: Direto das Ruas)
Grades do guarda-corpo foram arrancadas durante a festa de terça-feira. (Foto: Direto das Ruas)

O Carnaval acabou, mas ainda é possível encontrar os vestígios da festa que aconteceu quatro dias seguidos na região da Esplanada Ferroviária e da Orla Ferroviária em Campo Grande. No início da tarde desta quarta-feira (26), funcionários da Solurb ainda recolhiam o lixo na Avenida Calógeras e comerciantes lamentavam os estragos deixados pelos foliões.

Algumas das grades do guarda-corpo da orla, na Calógeras com a Antônia Maria Coelho, foram arrancadas e outras ficaram retorcidas após o vandalismo. O cruzamento virou ponto de encontro dos foliões que resolveram fazer a própria festa durante o Carnaval. Em pelo menos três dias, foram registradas brigas na região.

No primeiro dia de folia, a dispersão foi marcada pela ação da Polícia Militar, que usou bombas, tiros de bala de borracha e gás de pimenta, para mandar a multidão embora. Vídeos gravados por foliões e divulgados nas redes sociais mostram briga generalizada no mesmo ponto na segunda e na terça-feira, 24 e 25 de fevereiro.

Desde de segunda-feira (24), os estragos eram vistos na Calógeras. As grades próximas ao monumento da Maria Fumaça, no cruzamento com a Avenida Mato Grosso, também foram derrubadas durante as comemorações.

“Todo ano é a mesma coisa”, lamenta José Medeiros Loureiro, de 58 anos, que trabalha em um comércio na região. Segundo ele, os vândalos chegam a subir nos telhados das lojas que ficam na Orla Morena.

Loureiro também mora na região e conta que nos dias de Carnaval prefere ir para a casa de parentes e conhecidos por conta do barulho e do vandalismo. "São cinco dias sem dormir. Eles chutam as portas. É complicado demais", diz. Para o morador, a situação só melhora com a chegada da Polícia Militar. Mas, lembra ele, é o segundo ano que a dispersão acaba em conflitos entre foliões e policiais. 

Também comerciante da região, Jamal Mohamed, de 60 anos, conta que já perdeu a conta de quantas vezes os ferros do guarda-corpo, e a porta do estabelecimento dele também, foram danificados. "Eles passam chutando". Justamente por causa disso, as portas do comércio são reforçadas.

Grade da Orla arrancada (Foto: Maressa Mendonça)
Grade da Orla arrancada (Foto: Maressa Mendonça)
Em outros pontos, a grade ficou retorcida (Foto: Maressa Mendonça)
Em outros pontos, a grade ficou retorcida (Foto: Maressa Mendonça)
Nos siga no Google Notícias