ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Centro Judiciário de solução de conflitos será inaugurado na Capital

Bruno Chaves | 03/08/2013 16:07

Na próxima segunda-feira (3), o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e o Curso de Direito da Anhanguera-Uniderp inauguram, às 10h, o Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania, que ficará nas dependências da universidade.

O centro é um projeto piloto de nível nacional que atende a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou a criação de núcleos e centros para propiciar aos cidadãos o amplo acesso a estes instrumentos alternativos, independente de ter posses ou não. Esse será o primeiro a funcionar nesses moldes na Capital.

De acordo com informações do TJMS, o centro funcionará no subsolo do Bloco 8 da Uniderp da Avenida Ceará. A estrutura física do local está composta por uma sala destinada ao cartório e duas salas de mediação, devidamente equipadas.

Os setores pré-processual, processual e de cidadania serão atendidos pelo centro, ou seja, além dos processos já em andamento nos cartórios, também será possível solucionar conflitos de forma alternativa, por acordo, antes de virarem processo. Posteriormente, a concordância é encaminhada ao juiz, que irá homologar.

Ainda de acordo com o Tribunal, a parceria também tem o objetivo de fomentar na instituição educacional a conciliação e mediação como métodos alternativos de composição de litígios. Nas dependências do Centro serão realizadas audiências de cunho processual e pré-processuais, com a participação de acadêmicos de direito.

Quatro servidores do quadro efetivo do TJMS serão disponibilizados para atuar de forma permanente nas dependências da universidade. Eles irão realizar toda a parte logística de organização, agendamento e encaminhamentos dos termos de sessão de mediação às varas de família e cíveis para a efetiva homologação, sob sua responsabilidade financeira.

À universidade, cabe disponibilizar os acadêmicos do curso de direito para atuarem como mediadores e observadores após efetiva qualificação em cursos específicos que ocorrem por conta do TJMS.

A Ejud-MS (Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul) fará as capacitações, atendendo a normativa do CNJ, que prevê em seu texto a exigência de capacitação mínima que os mediadores e conciliadores deverão receber para poderem desenvolver com eficácia os procedimentos no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

Nos siga no Google Notícias