ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com 16 mil LEDs ‘barradas’ em estoque, prefeitura compra lâmpadas

Há cinco meses TCE-MS suspendeu instalação de luminárias mais modernas; enquanto isso, LEDs já comprados ficam em depósito

Anahi Zurutuza | 24/02/2017 07:20
Equipe descarregando parte do estoque da LEDs na avenida Eduardo Elias Zahran no ano passado (Foto: Arquivo)
Equipe descarregando parte do estoque da LEDs na avenida Eduardo Elias Zahran no ano passado (Foto: Arquivo)

Enquanto o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) não decide se vai liberar a instalação de lâmpadas LED para iluminar as ruas de Campo Grande, a prefeitura segue comprando luminárias menos modernas para substituir as que queimaram dos postes espalhados pela Capital. Do início do ano até agora, foram substituídas 5 mil lâmpadas na cidade.

No estoque da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) há 16.126 luminárias do tipo LED, conforme a assessoria de imprensa da administração municipal.

Entretanto, “a prefeitura aguarda o posicionamento do Tribunal de Contas para definir a destinação que será dada as lâmpadas de LED adquiridas pela gestão passada”, a nota.

Não necessariamente as luminárias mais modernas serão instaladas nos lugares onde os postes estão apagados, mas com a troca das lâmpadas que ainda não queimaram é possível apenas remanejá-las, economizando recursos no trabalho de manutenção da iluminação pública.

O Executivo municipal não informou o quanto foi gasto para adquirir as 5 mil lâmpadas halógenas, mas revelou que na compra das LEDs e instalação de parte delas foram gastos R$ 20.520.027,00.

O contrato com a Solar Distribuição e Transmissão Ltda. é de R$ 33,8 milhões e prevê a compra de 30 mil luminárias modernas para a substituição das existentes em Campo Grande.

Operário prepara luminária para instalá-la em poste na Afonso Pena, também em 2016 (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Operário prepara luminária para instalá-la em poste na Afonso Pena, também em 2016 (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

Indefinição – Até o ano passado, haviam sido entregues 20.367 e parte delas - 4.247 – foram instaladas, na avenida Afonso Pena inclusive.

Mas, no dia 14 de setembro, o TCE-MS determinou que o trabalho de substituição fosse suspenso depois que o vereador João Rocha (PSDB) encaminhou representação alegando indícios de irregularidades na contratação da empresa com sede em Montes Claros, Minas Gerais.

Passados cinco meses, o conselheiro Ronaldo Chadid, responsável pela interrupção do serviço, ainda não concluiu a investigação sobre o contrato e não decidiu se vai liberar a instalação das lâmpadas compradas.

A reportagem tentou contato com o Tribunal de Contas, por meio da assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido o retorno.

Já a Solar já havia informado ao Campo Grande News, em dezembro, que “as equipes permanecem de prontidão, aguardando ordem para reiniciar o serviço”.

Nos siga no Google Notícias