ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com shows, Maria Fumaça da Orla Ferroviária será entregue na quarta-feira

Monumento ficará em espaço da Calógeras entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Antônio Maria Coelho; Geraldo Espíndola e Almir Sater se apresentam no local

Humberto Marques | 08/10/2018 18:17
Monumento terá 5 metros de altura por 20 de comprimento. (Imagem: PMCG/Divulgação)
Monumento terá 5 metros de altura por 20 de comprimento. (Imagem: PMCG/Divulgação)

Com shows dos cantores Geraldo Espíndola e Almir Sater, será entregue às 19h desta quarta-feira (10) a primeira etapa da requalificação da Orla Ferroviária, que inclui a inauguração do monumento da Maria Fumaça. O ato será realizado no trecho da Avenida Calógeras entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Antônio Maria Coelho.

O evento também marca o centenário da elevação de Campo Grande à categoria de cidade, sendo promovido pela Prefeitura da Capital, por meio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Geraldo apresentará no evento uma música especialmente feita para a ocasião, enquanto Almir apresentará grandes sucessos de sua carreira.

A primeira fase da atração turística envolve o monumento da Maria Fumaça, com cinco metros de altura, 20 metros de comprimento e cerca de 20 toneladas. Ele ficará suspenso em um balanço que dará a impressão que levanta voo, segundo explicou a assessoria do Paço Municipal. “A Maria Fumaça vai ficar em balanço, então vai parecer que ela está pegando voo, trazendo essa história consigo”, explica a diretora-presidente da Planurb, Berenice Jacob.

Um totem com QR Code permitirá acesso a um texto informativo sobre a Maria Fumaça, produzido pelo professor Paulo Cabral, do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul).

Etapas – A primeira entrega será realizada por meio de parceria com a Plaenge, que comprou e instalou a locomotiva; Fort Atacadista, que realizou o paisagismo; Solurb, que instalou lixeiras e contêiner para a Guarda Municipal, além de realizar a pintura do pontilhão da Antônio Maria Coelho; e da Engepar, que transportou a máquina para a Capital. O Jardim Japonês a ser instalado no local é de responsabilidade da colônia japonesa de Campo Grande.

O projeto final prevê a requalificação de toda a Orla Ferroviária, alterando sua estrutura a partir da instalação de bicicletários, totens de QR Code, wi-fi livre (que já está funcionando), equipamentos esportivos e de integração entre gerações, playground e habitações de interesse social.

A Orla Ferroviária se estende da Mato Grosso até a Avenida Afonso Pena –seguindo o antigo traçado da ferrovia na área central de Campo Grande–, mas abrange também trecho da Calógeras que vai da Antônio Maria Coelho até a rua 7 de Setembro. A intenção do projeto é dar mais segurança à região e permitir a ocupação definitiva dos espaços pela população.

Nos siga no Google Notícias